O LIVRO DIDÁTICO PÚBLICO DE HISTÓRIA E O ENSINO DE HISTÓRIA REGIONAL
Palavras-chave:
Livro Didático Público de História; História Regional; Ensino de História.Resumo
Este artigo busca conduzir uma discussão sobre a inserção da abordagem regional nos livros didáticos de História fornecidos às escolas públicas cadastradas no Censo do Instituto Nacional da Educação Pública (INEP) pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Embora a produção e a distribuição do material necessitem seguir os critérios estipulados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), e como se trata de um produto comercializado, este pode acabar refletindo narrativas, discursos ou ideologias que giram em torno do mercado editorial e das legislações educacionais. Desta forma, a pesquisa apoia-se em análise bibliográfica de autores(as) que se dedicaram a estudar questões como o uso do livro didático nas escolas públicas, a inserção da História Local/Regional no currículo escolar e a relação entre políticas governamentais e o livro didático. Também deram suporte à análise proposta, os documentos do Ministério da Educação e Cultura e da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, assim como decretos e leis relacionados à produção dos livros didáticos e ao ensino de História Regional na Rede Pública de Ensino, a partir da exemplificação do Referencial Curricular do Paraná. Busca-se, desse modo, contribuir para com os estudos relacionados ao livro didático de História e ao ensino de História Regional no Brasil.
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