LENDO EM SALA DE AULA E FORA DELA:
HUMANIZAÇÃO, LEITURA E ENSINO DE LITERATURA NO SÉCULO XXI
Palavras-chave:
leitura; literatura; metodologia; humanização; formaçãoResumo
O presente artigo se propõe a investigar a relação que existe entre o declínio da importância concedida à leitura enquanto ferramenta indispensável na formação de cidadãos e a crise do regime democrático brasileiro. Se, por um lado, a leitura enquanto atividade acaba tendo que disputar espaço com um mundo que se mostra cada vez mais visual e tecnológico, como conciliar a atenção dos educandos em sala de aula com as telas que se oferecem como uma sedução cada vez mais intensa? Em meio a uma série de questionamentos sobre como as metodologias de ensino de leitura e literatura podem – ou não – vir a ganhar com o auxílio da tecnologia, o que se vê, no entanto, é um campo de estudo convertido em campo de batalha. É indiscutível o papel da leitura e do letramento literário para a formação dos indivíduos, mas como colocar em prática metodologias que de fato renderão frutos para a sociedade no futuro?
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