LENDO EM SALA DE AULA E FORA DELA:

HUMANIZAÇÃO, LEITURA E ENSINO DE LITERATURA NO SÉCULO XXI

Autores

Palavras-chave:

leitura; literatura; metodologia; humanização; formação

Resumo

O presente artigo se propõe a investigar a relação que existe entre o declínio da importância concedida à leitura enquanto ferramenta indispensável na formação de cidadãos e a crise do regime democrático brasileiro. Se, por um lado, a leitura enquanto atividade acaba tendo que disputar espaço com um mundo que se mostra cada vez mais visual e tecnológico, como conciliar a atenção dos educandos em sala de aula com as telas que se oferecem como uma sedução cada vez mais intensa? Em meio a uma série de questionamentos sobre como as metodologias de ensino de leitura e literatura podem – ou não – vir a ganhar com o auxílio da tecnologia, o que se vê, no entanto, é um campo de estudo convertido em campo de batalha. É indiscutível o papel da leitura e do letramento literário para a formação dos indivíduos, mas como colocar em prática metodologias que de fato renderão frutos para a sociedade no futuro?

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Biografia do Autor

Raphaella Lira , Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Possui graduação em Bacharelado em Letras- Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), graduação em Licenciatura em Letras - Português/Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), mestrado em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), doutorado em Doutorado Sanduíche (PDSE) - Yale University (2013) e doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Tem experiência na área de Letras, Literatura Comparada, com ênfase em Estudos Culturais, Pós-coloniais e Decoloniais. É Professora Adjunta de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Instituto Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ).

 

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Publicado

08/08/2022

Como Citar

Lira , R. (2022). LENDO EM SALA DE AULA E FORA DELA: : HUMANIZAÇÃO, LEITURA E ENSINO DE LITERATURA NO SÉCULO XXI. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 12(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/recs/article/view/6456