Saberes da tradição na produção de brinquedos de Miriti – Patrimônio cultural

Autores

  • Ivamilton Nonato Lobato dos SANTOS Universidade Federal do Pará
  • Maria de Fátima Vilhena da SILVA Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v2i2.673

Resumo

Refletindo sobre a complexidade cultural e a crise de paradigmas vivenciada nesta era, este artigo propõe um estudo sobre os saberes da tradição contextualizados na prática da produção de um dos símbolos da cultura paraense, os brinquedos de miriti. Entendido aqui como representação social pelos artesãos e artesãs do município de Abaetetuba, o artesanato de miriti instrumenta a busca de afirmação da identidade de um povo, que revela, através dessa prática, uma cultura construída por décadas e repassada de geração a geração de forma oral, experimental e não formal, dentro de um cenário globalizado de relações de saberes, poder, conflitos e consensos, entre a fronteira do real e o imaginário. Palavras-chave: cultura; brinquedos de Miriti; representações sociais; saberes da tradição.

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Biografia do Autor

  • Ivamilton Nonato Lobato dos SANTOS, Universidade Federal do Pará
    Mestrando do PPGECM/UFPA
  • Maria de Fátima Vilhena da SILVA, Universidade Federal do Pará
    Docente do PPGECM/UFPA e Coordenadora do GEPAM/UFPA

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Publicado

14/12/2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Saberes da tradição na produção de brinquedos de Miriti – Patrimônio cultural. (2012). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 2(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v2i2.673