Educação ambiental e permacultura na escola: práticas de intervenção mediada pela formação continuada

Autores

  • Senilde Solange Catelan
  • Adenilse Silva de Jesus
  • Reginaldo Vieira da Costa

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v3i2.1248

Resumo

Este texto traz reflexões sobre o trabalho de pesquisa realizado na escola Estadual Renee Menezes situada nomunicípio de Sinop/MT, com o Projeto Interinstitucional “Intervenção Ambiental no Contexto da FormaçãoContinuada: Possibilidades na Interface entre a Permacultura e a Escola Sustentável”, em parceria com aUniversidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Oprojeto tem como objetivo propiciar mudanças no fazer pedagógico da escola, atendendo às OrientaçõesCurriculares do Estado de Mato Grosso que sugerem metodologias que promovam a investigação, o trabalhocoletivo e a contextualização da realidade escolar frente à Educação Ambiental (EA), através da formaçãocontinuada dos profissionais da educação propiciando ações e estratégias de intervenção no ambiente escolar, demaneira que os espaços de aprendizagem sejam pensados e planejados pelos próprios protagonistas do processoeducacional baseadas nos princípios da Permacultura. As formações acontecem no Projeto Sala de Educadorressaltando a importância de implementar a Educação Ambiental na escola, para que ocorram práticaspedagógicas diferenciadas com aprendizagem significativa e contextualizada para os educandos.

Palavras-chave: educação ambiental; permacultura; formação continuada.

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Publicado

23/01/2014

Como Citar

Catelan, S. S., Jesus, A. S. de, & Costa, R. V. da. (2014). Educação ambiental e permacultura na escola: práticas de intervenção mediada pela formação continuada. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 3(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v3i2.1248

Edição

Seção

Artigos