Um relato de vivência com agrotóxicos de um ex-trabalhador rural: o papel social da ciência e da tecnologia e o ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v3i2.1251Resumo
Com a intenção de discutir um pouco a realidade do excessivo uso de agrotóxicos em nosso país, neste trabalho éanalisado um recorte de um relato de vivência com agrotóxicos de um ex-trabalhador rural. A partir dessaanálise, apresentam-se dois objetivos. O primeiro é contextualizar o trabalhador rural e sua ruralidadecaracterística à imposição do capitalismo, frente à obrigatoriedade de utilizar agrotóxicos em suas lavouras (oucomo empregado rural de proprietários de terras), a fim de obterem significativa produção de alimentos para suaprópria subsistência e também como fonte de renda. O segundo objetivo é refletir a respeito do papel da ciência eda tecnologia em nossa sociedade, corroborando com propostas curriculares para o Ensino de Ciências, sob aperspectiva do Movimento/Enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), por meio do estudo de questõessociocientíficas. O relato do entrevistado demonstrou o alto grau de risco à saúde a que estão submetidos ostrabalhadores rurais que utilizam agrotóxicos, tanto pela falta de orientações quanto ao manuseio do produto,quanto à própria toxidade elevada que possuem.
Palavras-chave: trabalhador rural; agrotóxicos; ensino de Ciências; movimento CTS; questõessociocientíficas.
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