A construção da educação do campo na configuração educacional de um assentamento no município de Cáceres, Mato Grosso, Brasil

Autores

  • Verônica Moreno Machado
  • Laudemir Luiz Zart

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v4i1.1468

Resumo

A pesquisa integra o Projeto ‘Qualificação Através da Vivência em Situação Escolar’ – Pibid/Pedagogia/UNEMAT Campus Cáceres, e visa apresentar o estudo realizado durante o período de julho de 2011 a fevereiro de 2012. O lócus da investigação foram três escolas do Assentamento Sadia/Vale Verde – Distrito Nova Cáceres localizado na zona rural de Cáceres/MT. Desenvolvemos a pesquisa no intuito de refletir e discutir aspectos da Configuração Educacional do Assentamento Sadia/Vale Verde a fim de contribuir com o processo de construção da Educação do Campo em desenvolvimento na comunidade. A metodologia a qual utilizamos foi a pesquisa participante, e os instrumentos de coleta de dados, a observação participante e o questionário, embasados por Ludke e André (2011) e Brandão (1999) entre outros. A partir disso, elencamos categorias de análise – formação escolar e interação escola-comunidade, as quais foram fundamentadas nos pressupostos de Zart (2011), Machado (2009), Tardin (2012), Arroyo (2012), entre outros. A pesquisa proporcionou aos sujeitos participantes, educadores, educandos e comunidade, refletir sobre a configuração e organização escolar do Assentamento. Além disso, em consonância com os objetivos do Pibid, contribuiu com a formação das acadêmicas, bem como, estabeleceu uma relação entre universidade, escola e comunidade.

Palavras-chave: educação do campo; formação escolar; interação escola-comunidade.

 

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Publicado

02/07/2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A construção da educação do campo na configuração educacional de um assentamento no município de Cáceres, Mato Grosso, Brasil. (2014). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 4(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v4i1.1468