A construção da educação do campo na configuração educacional de um assentamento no município de Cáceres, Mato Grosso, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v4i1.1468Resumo
A pesquisa integra o Projeto ‘Qualificação Através da Vivência em Situação Escolar’ – Pibid/Pedagogia/UNEMAT Campus Cáceres, e visa apresentar o estudo realizado durante o período de julho de 2011 a fevereiro de 2012. O lócus da investigação foram três escolas do Assentamento Sadia/Vale Verde – Distrito Nova Cáceres localizado na zona rural de Cáceres/MT. Desenvolvemos a pesquisa no intuito de refletir e discutir aspectos da Configuração Educacional do Assentamento Sadia/Vale Verde a fim de contribuir com o processo de construção da Educação do Campo em desenvolvimento na comunidade. A metodologia a qual utilizamos foi a pesquisa participante, e os instrumentos de coleta de dados, a observação participante e o questionário, embasados por Ludke e André (2011) e Brandão (1999) entre outros. A partir disso, elencamos categorias de análise – formação escolar e interação escola-comunidade, as quais foram fundamentadas nos pressupostos de Zart (2011), Machado (2009), Tardin (2012), Arroyo (2012), entre outros. A pesquisa proporcionou aos sujeitos participantes, educadores, educandos e comunidade, refletir sobre a configuração e organização escolar do Assentamento. Além disso, em consonância com os objetivos do Pibid, contribuiu com a formação das acadêmicas, bem como, estabeleceu uma relação entre universidade, escola e comunidade.
Palavras-chave: educação do campo; formação escolar; interação escola-comunidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.