UMA INVESTIGAÇÃO SISTEMÁTICA SOBRE O USO DE JOGOS DIGITAIS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Flávia Gonçalves Fernandes Universidade Federal de Goiás
  • Alexandre Cardoso
  • Renato de Aquino Lopes

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v9i2.3405

Resumo

Introdução: Os jogos digitais deixaram de ser vistos como uma forma de entretenimento prejudicial à saúde. Eles tornaram-se uma ferramenta importante para melhorar o tratamento dos pacientes, que vão desde aqueles que estão atravessando uma grave enfermidade, como por exemplo o câncer, até os que demandam procedimentos como a fisioterapia. Contudo, há pessoas com deficiência física que possuem dificuldade em utilizar jogos digitais. Objetivos: Nesta linha de raciocínio, este trabalho apresenta uma revisão sistemática sobre o uso de jogos digitais para pessoas com deficiência física nos membros superiores. Métodos: As fontes de pesquisa foram as seguintes bases de dados indexadas: Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Scopus, Science Direct, IEEE Xplore e Scielo. Resultados: Cabe destacar que a aplicação do mapeamento sistemático na elaboração de revisão bibliográfica permitiu identificar as principais lacunas para o desenvolvimento de novas pesquisas, além de direcionar as principais publicações ligadas ao estudo. Conclusão: Por fim, os resultados obtidos mostram que é uma área em constante expansão atualmente.

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Biografia do Autor

Flávia Gonçalves Fernandes, Universidade Federal de Goiás

Professora do Departamento de Ciências da Computação - UFG/RCDoutoranda em Ciências Exatas e Tecnológicas - UFG/RCMestre em Engenharia Biomédica - UFU
Bacharel em Engenharia da Computação - UNIUBEhttp://lattes.cnpq.br/3819488643372875

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Publicado

10/07/2019

Como Citar

Fernandes, F. G., Cardoso, A., & Lopes, R. de A. (2019). UMA INVESTIGAÇÃO SISTEMÁTICA SOBRE O USO DE JOGOS DIGITAIS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 9(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v9i2.3405

Edição

Seção

Artigos