A velhice nas imagens e vídeos divulgados no Facebook: Pedagogias culturais na formação do pensamento coletivo
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v9i1.3426Resumo
Este trabalho trata de uma análise sobre comoo idoso é retratado nasimagens ediscursos veiculadosna rede social virtualFacebook. Os dados apontam que, na maior parte dos casos,a imagem e os discursos divulgados nesse veículoainda retratam uma velhice bastante depreciativa e decadente, sendo o idoso um ser inútil, feio, triste e sem esperança. Por outro lado, em menor número, há pessoas que utilizam essas redes sociais como forma de militância em favor da valorização da velhice, mostrando que esse período da vida pode ser rico em possibilidades para se viver novas aventuras e adquirir novos conhecimentos. Apesquisa aponta a importância de análises sobre as pedagogias culturais na contemporaneidade, visando desconstruir os discursos e práticas que discriminam os idosos, indo em direção contrária às políticas públicas que amparam esse segmento populacional.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.