O TERRITÓRIO DO MEDO NO TROCA-TROCA DE CODÓ-MA, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v9i2.3452Resumo
Este artigo apresenta a discussão sobre a dinâmica territorial da localidade Troca-Troca na cidade de Codó-MA. Sobre esta localidade fora construído o imaginário do medo na população que reside em seu entorno ao longo dos anos, pois esta localidade abriga a Cracolândia. O objetivo geral do trabalho foi o de analisar o Troca-Troca, na cidade de Codó-MA, sob a perspectiva dos conceitos de medo, violência e território. A análise se deu por meio dos dados obtidos de entrevistas com os moradores e comerciantes da localidade sob o prisma dos conceitos de medo (BAUMAN, 2007), violência (ALMEIDA, 2010) e território (HAESBAERT, 2007). Os resultados apontam para um reforço ao imaginário de território de medo naquela localidade, pois muitos moradores atestam terem sido assaltados em diversos horários, além de se sentirem desprotegidos por não haver reforço policial na área. Um dos entrevistados teve o seu estabelecimento invadido trinta e quatro vezes. A pesquisa permite concluir que construção do imaginário de violência e medo não é concebida por simples especulações, mas sim por fatos reais de violência diária. Portanto, o território se caracteriza como território de medo por meio de violência.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.