INTERFACES ENTRE GÊNERO, SEXUALIDADE E SAÚDE: A ESCOLA COMO CAMPO DE PROMOÇÃO DA CIDADANIA E DA CULTURA DO CUIDADO

Autores

  • Ricardo Andrade Coitinho Filho Programa de Pós-Graduação em Antropologia - UFF
  • Eliana Fermino Guedes Lopes dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v9i2.3459

Resumo

Este artigo trata da abordagem dada às questões de gênero, sexualidade e saúde relativas ao processo experiencial das etapas da adolescência e juventude. O objeto de análise é o Programa Saúde na Escola (PSE), existente desde 2007 e de caráter nacional, com ênfase nos fascículos dos oito cadernos do programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), apropriados para compor as temáticas específicas à abordagem acima mencionada. O estudo passa por uma análise minuciosa de cada um dos cadernos, tomando como mote central a discussão teórica e a sugestão de oficinas propostas como atividade prática dos conceitos apresentados. Após a conclusão da análise, é possível afirmar a contribuição social e na qualidade da saúde que as atividades propostas oportunizam. Também propiciam ao público-alvo envolvidos uma formação autônoma, voltada para a autocrítica e para a cultura do cuidado.

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Biografia do Autor

  • Ricardo Andrade Coitinho Filho, Programa de Pós-Graduação em Antropologia - UFF
    Antropólogo. Doutorando pelo Programa de Pos-Graduacao em Antropologia na Universidade Federal Fluminense. Bolsista capes de doutorado. Pesquisador vinculado ao CULTIS/UFRRJ e ao NUFEP/UFF.
  • Eliana Fermino Guedes Lopes dos Santos
    Enfermeira. Especialista em Enfermagem gerontológica pela Universidade Federal FLuminense.

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Publicado

10/07/2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

INTERFACES ENTRE GÊNERO, SEXUALIDADE E SAÚDE: A ESCOLA COMO CAMPO DE PROMOÇÃO DA CIDADANIA E DA CULTURA DO CUIDADO. (2019). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 9(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v9i2.3459