INTERFACES ENTRE GÊNERO, SEXUALIDADE E SAÚDE: A ESCOLA COMO CAMPO DE PROMOÇÃO DA CIDADANIA E DA CULTURA DO CUIDADO
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v9i2.3459Resumo
Este artigo trata da abordagem dada às questões de gênero, sexualidade e saúde relativas ao processo experiencial das etapas da adolescência e juventude. O objeto de análise é o Programa Saúde na Escola (PSE), existente desde 2007 e de caráter nacional, com ênfase nos fascículos dos oito cadernos do programa Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), apropriados para compor as temáticas específicas à abordagem acima mencionada. O estudo passa por uma análise minuciosa de cada um dos cadernos, tomando como mote central a discussão teórica e a sugestão de oficinas propostas como atividade prática dos conceitos apresentados. Após a conclusão da análise, é possível afirmar a contribuição social e na qualidade da saúde que as atividades propostas oportunizam. Também propiciam ao público-alvo envolvidos uma formação autônoma, voltada para a autocrítica e para a cultura do cuidado.Downloads
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