INFLUÊNCIA DO TRANSPORTE ESCOLAR PARA OS ALUNOS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Autores

  • Osni Oliveira Noberto da Silva Universidade do Estado da Bahia
  • Theresinha Guimarães Miranda Universidade Federal da Bahia
  • Miguel Angel Garcia Bordas Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3706

Resumo

O objetivo do presente artigo foi analisar o transporte escolar de alunos do Atendimento Educacional Especializado que moram na zona rural, a partir da ótica dos docentes. Este estudo utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista com perguntas semiestruturadas. A análise dos dados foi feita através da técnica da Hermenêutica Objetiva, baseados na Teoria Crítica da sociedade. Através da fala dos docentes foi possível aferir que o transporte oferecido aos alunos de AEE dos municípios analisados apresenta uma série de problemas, entre os quais é possível destacar: falta de transporte para os alunos no turno oposto, limitação de quilometragem que os veículos podem percorrer, uso de veículos inadequados e falta de comunicação entre as Secretarias de Educação dos municípios e seus respectivos departamentos de transporte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osni Oliveira Noberto da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Líder do Grupo de estudos, pesquisa e extensão em Educação Especial e Educação Física adaptada (GEPEFA) e integrante do Grupo de estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE).

Theresinha Guimarães Miranda, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado pela Umeå University, Suécia. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do Grupo de estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE).

Miguel Angel Garcia Bordas, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid, com pós-doutorado pela Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do Grupo de estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE).

Downloads

Publicado

10/07/2020

Como Citar

Silva, O. O. N. da, Miranda, T. G., & Bordas, M. A. G. (2020). INFLUÊNCIA DO TRANSPORTE ESCOLAR PARA OS ALUNOS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3706

Edição

Seção

Artigos