O REFLEXO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE BELÉM-PA

Autores

  • Adelice Sueli Braga Universidade Federal do Pará
  • Tânia Regina Lobato dos Santos Universidade do Estado do Pará
  • Nilza Maria Cabral Feitosa Ribeiro SEMEC/Ananindeua

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3790

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de um processo de observação realizado durante o ano letivo de 2017 em uma escola pública da rede municipal de ensino de Belém-Pa. Essas observações fazem parte de uma investigação que intencionou refletir sobre os reflexos dos cursos de formação continuada de professores da Secretaria Municipal de Educação no cotidiano de 15 professoras do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental que vivenciaram essas experiências de formação durante o período de 1993 a 2017. Estas observações ocorreram em vários momentos do cotidiano escolar: na hora da entrada dos alunos, na dinâmica da sala de aula e durante as reuniões pedagógicas ocorridas na escola. A investigação caracterizou-se como um estudo do tipo exploratório e a abordagem adotada é de natureza qualitativa. Como procedimentos da pesquisa houve a revisão da bibliografia, a leitura de documentos da Secretaria Municipal de Educação de Belém, a observação do cotidiano e a entrevista com as professoras. Neste artigo, são compartilhadas algumas reflexões proporcionadas pela confrontação das observações realizadas e a leitura dos documentos oficiais. O estudo foi fundamentado em Freire (1991; 1995; 1996; 2001; 2003), Nóvoa (1992; 2007), Heller (1992), entre outros, para melhor discutir a formação continuada e o cotidiano escolar. Os resultados apontaram a necessidade de se pensar a formação continuada dos profissionais da educação a partir da prática pedagógica desenvolvida no cotidiano escolar, bem como de incentivar a postura reflexiva enquanto eixo condutor dessa formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adelice Sueli Braga, Universidade Federal do Pará

Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Pará.

Tânia Regina Lobato dos Santos, Universidade do Estado do Pará

Pós-Doutorado PUC/Rio. Doutorado em Educação PUC/SP. Professora Titular da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação CCSE/Uepa.

Nilza Maria Cabral Feitosa Ribeiro, SEMEC/Ananindeua

mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Ananindeua Pará.

Downloads

Publicado

10/07/2020

Como Citar

Braga, A. S., Santos, T. R. L. dos, & Ribeiro, N. M. C. F. (2020). O REFLEXO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE BELÉM-PA. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3790

Edição

Seção

Artigos