CONTRIBUIÇÕES DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO PARA A INVESTIGAÇÃO DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3834Resumo
O presente estudo apresenta possíveis contribuições teórico-metodológicas do materialismo histórico-dialético para investigação da pesquisa da política de formação de professores. Para tanto, utilizou-se das raras obras em que Marx (2008; 2013) e Marx e Engels (2007) explicitaram o caminho investigativo para se estabelecer a relação com o objeto investigado, bem como de autores brasileiros, tais como Saviani (2005), Frigotto (2010), Ciavatta (2016) e Masson (2014). O objetivo do estudo é suscitar o debate acerca do uso do materialismo histórico-dialético no campo da pesquisa educacional, em um momento crítico em que a educação como direito vem sendo questionada, e o processo de formação de professores tem sido reduzido aos ditames das políticas econômicas. Conclui-se que perquirir o processo de investigação sobre a política de formação de professores a partir de uma visão histórica e crítica é não se limitar ao processo de aplicação de conceito ou categorias que buscam por um consenso ou conciliação das proposições políticas neoliberais.
Palavras-chave: formação de professores; pesquisa educacional; materialismo histórico-dialético.
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