A EDUCAÇÃO FÍSICA NA PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR DO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS: TENSÕES E REFLEXÕES

Autores

  • João Augusto Galvão Rosa Costa Universidade Federal Fluminense/UFF
  • Dinah Vasconcellos Terra Universidade Federal Fluminense/UFF

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3881

Resumo

O estudo em questão é parte do Projeto de Mestrado do Programa de Pós - Graduação em Educação de uma Universidade pública. O objetivo do texto é apresentar uma análise dos conteúdos da Educação Física na Proposta Pedagógica Curricular da Rede Municipal de Duque de Caxias no que se refere a seleção e organização. É uma pesquisa qualitativa, sustentada por uma análise documental a partir dos pressupostos teóricos -metodológicos de André Cellard (2008). Compreendemos que dimensões analíticas utilizadas favoreceram o exame do documento contextual, crítico e reflexivo. Constatação que a compreensão dos conteúdos Jogo, Esporte e Ginástica como balizadores do ensino da Educação Física, no momento histórico em que proposta foi construída, acompanhou a dimensão social e cultural da educação no município. Entretanto, percebemos lacunas na sistematização, organização desses conteúdos no que tange divisão e o direcionamento dos conteúdos para cada modalidade de ensino. passados 15 anos da sua estruturação sugere-se que seja revisitado e dialogado com outros documentos, propostas e bases teóricas atuais na perspectiva de conflitar para renegociar os sentidos e significados da disciplina escolar EF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Augusto Galvão Rosa Costa, Universidade Federal Fluminense/UFF

Professor de Educação Física da Rede Municipal de Duque de Caxias

Mestrando em Educação pela UFF

 

Dinah Vasconcellos Terra, Universidade Federal Fluminense/UFF

Doutorado em Ciências da Educação - Universidade de Barcelona- Espanha (2004). Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1996); Graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1984). Professora Associada IV da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (Departamento SSE) e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área Formação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, formação profissional, planejamento e currículo. Vice-presidente Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte gestão 2007-2009. Coordenadora de Área do PIBID/UFF de Educação Física 2011-2013. Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do Pibid/UFF 2013-2018. Atualmente é Editora da Revista Movimento - Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (início 2017). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC) - PPGEd/UFF.


Downloads

Publicado

10/07/2020

Como Citar

Costa, J. A. G. R., & Terra, D. V. (2020). A EDUCAÇÃO FÍSICA NA PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR DO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS: TENSÕES E REFLEXÕES. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3881

Edição

Seção

Artigos