O PARFOR: DO DOMÍNIO DE SABERES DISCIPLINARES A NOVAS PERSPECTIVAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS ALUNOS-PROFESSORES

Autores

  • Maria Elinete Gonçalves Pereira
  • Maria Alice Melo

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3885

Resumo

Esse artigo apresenta resultados da pesquisa que analisa a prática pedagógica de alunos-professores participantes do curso de Licenciatura em Pedagogia/Parfor - Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica, desenvolvido por uma Instituição Pública de Ensino Superior do Maranhão. As análises estão fundamentadas nas contribuições de: Saviani (2009; 2011; 2012; 2013), Sacristán (2000), Frigotto (2003), Alarcão (2005), Gatti, Barreto André (2011), dentre outros. A investigação adotou uma perspectiva qualitativa, utilizando como instrumentos para a coleta de dados um questionário de perfil identitário, a entrevista semiestruturada e a análise documental, tendo como sujeitos 16 alunos-professores. Os dados foram analisados e organizados a partir da técnica de análises de conteúdo, com base em Bardin (2011) e Barbosa (2003). Constatamos que a formação no curso de Licenciatura em Pedagogia/Parfor, desencadeou anseios de mudanças na prática pedagógica dos alunos-professores, pois têm demonstrado interesse na busca de conhecimento, evidenciando vontade de transformar a realidade da escola em que trabalham. Palavras chaves: Parfor; Prática pedagógica; Formação de Professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elinete Gonçalves Pereira

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão; Especialista em Gestão Educacional e Psicopedagogia; Mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão; Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Maranhão. É coordenadora dos anos finais do ensino fundamental na Secretaria Municipal de Educação em Imperatriz – MA.

Downloads

Publicado

10/07/2020

Como Citar

Pereira, M. E. G., & Melo, M. A. (2020). O PARFOR: DO DOMÍNIO DE SABERES DISCIPLINARES A NOVAS PERSPECTIVAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS ALUNOS-PROFESSORES. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3885

Edição

Seção

Artigos