CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE PROTOCOLO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E/OU MOBILIDADE REDUZIDA NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4243Resumo
O estudo desenvolveu-se no Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde. Trata-se de um estudo metodológico de construção e validação de protocolo de inclusão, para auxiliar a identificação e necessidades dos estudantes com deficiência física e/ou mobilidade reduzida que ingressam no ensino superior. A validação foi realizada por experts das áreas de educação e de serviços de reabilitação. O Índice de Validade de Conteúdo Geral alcançou 0,888 indicando um índice aceitável de concordância entre os experts. A confirmação do índice, pelo Teste de Concordância, apontou diferença estatística com p<0,05 e dF=6, validando assim cada item do protocolo. Conclui-se que o protocolo se mostrou válido em seu conteúdo com possibilidade de aplicabilidade, mas estudos posteriores serão necessários para avaliação do protocolo ao longo da vida acadêmica. Ressalta-se que a utilização deste instrumento deve estar aliada à capacitação dos docentes para tornar a educação cada vez mais democrática e inclusiva.
Palavras-chave: Pessoas com deficiência; Educação superior; Inclusão
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