CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE PROTOCOLO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E/OU MOBILIDADE REDUZIDA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Bruna Veiga Faculdades Pequeno Príncipe
  • Leide da Conceição Sanches Faculdades Pequeno Príncipe
  • Maria Cecilia da Lozzo Garbelini Faculdades Pequeno Príncipe

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4243

Resumo

O estudo desenvolveu-se no Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde. Trata-se de um estudo metodológico de construção e validação de protocolo de inclusão, para auxiliar a identificação e necessidades dos estudantes com deficiência física e/ou mobilidade reduzida que ingressam no ensino superior. A validação foi realizada por experts das áreas de educação e de serviços de reabilitação. O Índice de Validade de Conteúdo Geral alcançou 0,888 indicando um índice aceitável de concordância entre os experts. A confirmação do índice, pelo Teste de Concordância, apontou diferença estatística com p<0,05 e dF=6, validando assim cada item do protocolo. Conclui-se que o protocolo se mostrou válido em seu conteúdo com possibilidade de aplicabilidade, mas estudos posteriores serão necessários para avaliação do protocolo ao longo da vida acadêmica. Ressalta-se que a utilização deste instrumento deve estar aliada à capacitação dos docentes para tornar a educação cada vez mais democrática e inclusiva.

Palavras-chave: Pessoas com deficiência; Educação superior; Inclusão

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Veiga, Faculdades Pequeno Príncipe

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Federal do Paraná (2010). Experiencia acadêmica nas áreas de Saúde Coletiva, Contexto Hospitalar. Desenvolvimento Infantil e Contexto Escolar, Saúde Mental, Campo Social. Pós-Graduada pelo Programa de Residência Multiprofissional do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR no programa se Saúde do Adulto e do Idoso. Atualmente é terapeuta ocupacional e coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial, CAPS I, no Município de Mandirituba, PR.

Leide da Conceição Sanches, Faculdades Pequeno Príncipe

Possui Doutorado e Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná, Graduação em Ciências Sociais (1993) e Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998). Tem experiência na área de Sociologia com interesse em Sociologia e Antropologia da Saúde. Atualmente é professora permanente do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde e de Sociologia e Antropologia Aplicadas à Saúde na Faculdades Pequeno Príncipe, é membro do Grupo de Pesquisa em Sociologia da Saúde da Universidade Federal do Paraná desde 2008.

Maria Cecilia da Lozzo Garbelini, Faculdades Pequeno Príncipe

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1974), Mestra em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná (1992) e Doutora em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pela Universidade de São Paulo (1998). Professora aposentada da UFPR. Professora titular das Faculdades Pequeno Príncipe (FPP). Atua no Stricto Sensu como orientadora e pesquisadora na área de Ensino nas Ciências da Saúde da FPP. Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos das FPP. Membro do Grupo de Estudos PENSA (Pesquisa em Ensino nas Ciências da Saúde).

E-mail: maria.garbelini@fpp.edu.br

CV: http://lattes.cnpq.br/2573131399206676

Downloads

Publicado

10/09/2021

Como Citar

Veiga, B., Sanches, L. da C., & Garbelini, M. C. da L. (2021). CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE PROTOCOLO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E/OU MOBILIDADE REDUZIDA NO ENSINO SUPERIOR. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 11(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4243

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)