PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA COMO VETOR DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL NA REGIÃO DO GRANDE ABCD: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Sandra Cruz

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4246

Resumo

O Programa Bolsa Família se transformou em instrumento de transmissão de renda para os municípios ao longo dos anos, sob este aspecto, este estudo teve como objetivo analisar o impacto deste programa no âmbito econômico da região metropolitana do Grande ABCD (Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema), no período entre 2004 e 2018. A hipótese deste trabalho considera que a transferência de renda realizada através do PBF é capaz de gerar desenvolvimento econômico, fator analisado sob os aspectos de aplicação da teoria de Esping-Andersen. Para isso, utilizou-se como método de pesquisa a revisão integrativa de literatura e análise documental, a partir de avaliação de banco de dados e indicadores como Produto Interno Bruto Municipal, Renda per capita, Índice de Gini e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal. Como resultado constatou-se crescimento dos indicadores supracitados, havendo impacto expressivo sobre a educação nestes municípios e, consequentemente, sobre o desenvolvimento local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Cruz

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal de São Paulo (EFLCH - UNIFESP) 2015-2017. Especialização em Gestão Púbica Municipal (EFLCH - UNIFESP) 2018-2019. Graduada em Ciências Sociais pela UNIFESP (2011-2014), e em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (FEBASP) 2006-2009. Pesquisadora Assistente no Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC). Coordenação da Comissão responsável pelo Pré-Projeto Jurídico que altera o Estatuto dos Servidores Municipais de Suzano. Coordenação e assessoria em Campanha Eleitoral para Vereador no Município de Santo André (2020). Atua na área de Ciência Política, Processo Constituinte, Ordem Econômica e Social, Análise Crítica do Capitalismo e sua Crise Civilizacional Global e Controvérsias Políticas e Jurídicas Contemporâneas. Participou do Congresso de Iniciação Científica (CONIC), recebendo o 1° Prêmio na categoria Ciências Sociais, com o tema: A nova roupagem sul-americana como política de oposição e resistência aos EUA na região. Recebeu Menção honrosa obtida com apresentação de pesquisa sob o mesmo tema no Encuentro de Estudiantes y Graduados en Relaciones Internacionales del Conosur.

Downloads

Publicado

10/09/2021

Como Citar

Cruz, S. (2021). PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA COMO VETOR DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL NA REGIÃO DO GRANDE ABCD: UM ESTUDO DE CASO. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 11(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v11i2.4246

Edição

Seção

Artigos