A PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA:
REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA
Palavras-chave:
Educação Inclusiva; Ensino de Ciência e Matemática; Formação de Professores; Saberes DocentesResumo
Este estudo é um recorte de uma pesquisa de Mestrado que investigou as percepções de professores de Ciências da Natureza e Matemática sobre a perspectiva da educação inclusiva, a partir da realidade vivenciada em sua escola. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada em uma instituição de ensino no Rio Grande do Sul (RS), em 2020, por meio de entrevistas semiestruturadas, compondo uma análise descritiva interpretativa. Foi possível observar que pela trajetória profissional, os saberes docentes são identificados como necessários ao exercício da profissão. As expectativas dos docentes frente à formação continuada e à educação inclusiva, assim como as estratégias utilizadas para garantir uma educação de qualidade para os alunos foram pontos de destaque nas reflexões dos professores. Considerando os resultados da pesquisa, foi possível fazer algumas inferências sobre a forma como professores e a própria escola percebem a educação inclusiva, indicando que ainda há mudanças a serem efetivadas, principalmente em relação ao processo de formação docente.
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