Educação quilombola e currículo escolar: Olhares sobre a prática educativa no contexto escolar

Authors

  • Jean Mac Cole Tavares Santos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN
  • Élida Joyce de Oliveira
  • Guilherme Paiva de Carvalho Martins Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v9i1.3425

Abstract

A educação quilombola é um tema relevante em nosso país, pois mostra o reconhecimento de um grupo étnico racial historicamente posicionado às margens de uma educação tradicionalmente eurocêntrica. Este artigo é resultado de uma pesquisa cujo objetivo é analisar se o currículo da Escola Estadual Xavier Fernandes faz conexão com a realidade da comunidade quilombola do Jatobá. A escola em questão está situada na cidade de Patu/RN e atende alunos da comunidade quilombola do Jatobá. Perante isso, dividimos o presente artigo em três partes: a primeira delas consiste em perceber os subsídios que pontuam o processo de construção da política nacional para a educação quilombola, representada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (Brasil, 2012); na segunda parte, faremos uma abordagem sobre currículo e a importância de trabalhar a diversidade e suas significações no ambiente escolar; e, por fim, analisamos se as práticas educativas da Escola Manoel Xavier Fernandes fazem conexão com a realidade local. A metodologia utilizada no estudo em tela parte da pesquisa bibliográfica sobre a temática, bem como a realização de entrevistas semiestruturadas com a coordenação da referida escola. Autores como Munanga (2005), Macedo (2012), Lopes (2011), Gomes (2007), entre outros, embasarão nossa discussão teórica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN

    Pós-doutorado em Educação, Doutorado em Educação, Mestrado em História Social, Especialização em Teoria e Metodologia da História, Licenciatura em História e Bacharelado em Direito. Professor do Curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação/UERN. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO, Mestrado em Ensino, em associação UERN/UFERSA/IFRN.

  • Élida Joyce de Oliveira
    Mestranda em Ensino, Licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais.
  • Guilherme Paiva de Carvalho Martins, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
    Doutorado em Sociologia, Mestrado em Filosofia, graduação em Filosofia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH/UERN) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN).

Published

2019-01-29

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Educação quilombola e currículo escolar: Olhares sobre a prática educativa no contexto escolar. (2019). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 9(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v9i1.3425