LÍNGUA DE SINAIS, LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA E EDUCAÇÃO: ASPECTOS SÓCIO-HISTÓRICOS SOBRE A SURDEZ

Authors

  • Kelly Priscilla Loddó Cezar Universidade Federal do Paraná
  • Halyne Czmola de Lima Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v9i2.3433

Abstract

Este trabalho busca estabelecer um diálogo da trajetória surda e suas inter-relações sociolinguísticas e históricas com o cinema, abordando suas ligações, seus modos de constituição e subjetivação. Partindo disso, discutimos a educação, por meio da pedagogia cultural, como possibilidade de formação de um sujeito autônomo e crítico diante do mundo, capaz de realizar leituras sociais e com bom aparato linguístico, que não se baseie unicamente na visão dominante.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Kelly Priscilla Loddó Cezar, Universidade Federal do Paraná

    Professora Adjunta da da Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus de Curitiba. Curso de Letras-Libras. É pós-doutora pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Doutora pelo Programa de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Araraquara (CONCEITO 6-CAPES), com período sanduíche na Faculdade de Letras de ÉVORA (2012). Atuou como professora-pesquisadora na Casa Pia de Lisboa e na Associação Norte Paranaense de Áudio Comunicação Infantil (ANPACIN). É Graduada e Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá/PR (UEM). É participante do Grupo de Formação de professores em Línguas Estrangeiras (UFPR). Atua nos seguintes temas: linguística aplicada, linguística das línguas de sinais, gênero textual e ensino-aprendizagem.

  • Halyne Czmola de Lima, Universidade Federal do Paraná
    Acadêmica do Setor de Educação da Universidade de Federal do Paraná e formada em Produção de Àudio e Vídeo pelo Instituto Federal do Paraná. Atua nas áreas de Educação, Cinema, Estudos Culturais, Linguagem, Cinema Surdo e Estudos Surdos.

Published

2019-07-10

Issue

Section

Artigos

How to Cite

LÍNGUA DE SINAIS, LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA E EDUCAÇÃO: ASPECTOS SÓCIO-HISTÓRICOS SOBRE A SURDEZ. (2019). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 9(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v9i2.3433