AS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS E A DEFASAGEM IDADE-SÉRIE: ALUNOS EM SITUAÇÃO DE FRACASSO ESCOLAR?
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v9i2.3458Abstract
Resumo
O artigo apresenta uma pesquisa que buscou identificar quem são os alunos em cumprimento de medidas socioeducativas e com defasagem idade-série no município de Taubaté, município situado na Região Metropolitana do Vale do Paraíba Paulista. Este estudo se caracteriza como exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa. Buscou-se conhecer por meio da análise documental e da aplicação de questionário de múltipla escolha, quantos adolescentes com defasagem idade-série e quantos adolescentes em medidas socioeducativas estão em idade escolar em um município. Foi realizada a descrição e a análise dos resultados por meio de questionário. Os dados obtidos por meio do questionário, por se tratarem de dados em sua maioria numéricos, foram tabulados com o auxílio do software SPHINX ®. Os resultados da pesquisa indicam que a maioria dos adolescentes em medidas socioeducativas estão fora da escola. Os alunos com defasagem idade-série se sentem excluídos no interior da escola. A escola e o sistema educacional não assumem sua parcela de responsabilidade frente a permanência e ao desenvolvimento desses alunos no ambiente escolar.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.