TEACHER TRAINING IN LIBRAS FOR TEACHING DEAF STUDENTS: experiences of teachers in the municipal school system of Sinop-MT
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13859Keywords:
Continuing Education , Libras , Inclusion , Deaf StudentsAbstract
This study analyzes the experiences of teachers from the municipal education network in Sinop-MT on the contributions of initial and continuing training in Libras for teaching deaf students. The article is methodologically based on a qualitative approach (Gil, 2002), and involved 4 teachers with degrees in Pedagogy and Literature who work in teaching deaf students. The data was collected using the google forms platform in 2021 during a continuing education course on “methodologies and pedagogical practices in the teaching-learning process of deaf students”, offered by the Sinop Association of the Deaf in partnership with the Center for Continuing Education of the Sinop Municipal Education Network. The results show that undergraduate courses need to undergo curricular reorganization in terms of preparing future teachers to work with deaf students. We would point out that teachers who work with deaf students in the Sinop municipal network have the opportunity to take part in continuing training, either at their institution or at the municipal training center.
Downloads
References
ANTUNES, K. C. V.; MARIN, M.; GLAT, R. Formação de professores para atuar no atendimento educacional especializado com alunos com deficiência intelectual: competências e atribuições. In: MILANEZ, S. G. C.; OLIVEIRA, A. A. S.; MISQUIATTI, A. R. N. (org.) Atendimento Educacional Especializado para alunos com Deficiência Intelectual e Transtornos Globais do Desenvolvimento. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.
BAIENSE, Joyce Karolina Ribeiro; MACHADO, Lucyenne Matos da Costa Vieira; SILVA, Rafael Monteiro da. A importância da formação docente para a Educação de Surdos nos ambientes educacionais. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 23, nº 20, 30 de maio de 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 maio 2025.
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União. 2002. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 02 out. 2024.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União. 2005. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 02 out. 2024.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília, DF, 2009. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em: 18 jun. 2025.
BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2011. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em: 15 jul. 2025.
BRASIL. Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Diário Oficial da União, Brasília, 2021. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14191.htm. Acesso em: 10 out. 2024.
CENSO ESCOLAR. Qedu, 2024. Disponível em: https://qedu.org.br/municipio/5107909-sinop/censo-escolar. Acesso em: 17 jun. 2025.
CMEEIS. Relatório Consolidado Da Educação Especial – 2025. Secretaria Municipal de Educação – Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva de Sinop. 2025.
COSTA, Daniel Da Silva Costa; SCHMIDT, Carlo; CAMARGO, Síglia Pimentel Höher. Plano Educacional Individualizado: implementação e influência no trabalho colaborativo
para a inclusão de alunos com autismo. Revista Brasileira de Educação v. 28 e280098, 2023.
GESSER, Audrei. Libras? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009.
GIROTO, C. R. M.; MARTINS, S. E. S. de O.; LIMA, J. M. R. de. Formação de professores e inserção da disciplina Libras no ensino superior: perspectivas atuais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. esp.1, p. 741–758, 2015.
IACHINSKI, Luci Teixeira; BERBERIAN, Ana Paula; PEREIRA, Adriano de Souza; GUARINELLO, Ana Cristina. A inclusão da disciplina de Libras nos cursos de licenciatura: visão do futuro docente. Revista Audiol Commun Res. 2019.
LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; SANTOS, Lara Ferreira dos. Tenho um aluno surdo e agora? Introdução à Libras e Educação de Surdos. São Carlos: EdUFSCar, 2014.
LIMA, Márcia Dia; LIMA, Marisa Dias; LEITE, Letícia de Sousa. Formação específica para Tutor da Modalidade a Distância em curso de Libras: capacitação com reflexão. In: GODOI, Eliamar; LIMA, Márcia Dias; SILVA, Roberval Montes da (Orgs). LIBRAS e o processo de formação continuada de professores: discussões teóricas e metodológicas. - Uberlândia: EDUFU, 2016.
MARTIM, Suzelaine Cristiana de Souza. O processo de formação continuada de professores de alunos surdos: um estudo na cidade de Limeira. Limeira, SP: Faculdade de Educação São Luís, s.d. 2012.
MINAYO, M. C. S. Introdução. In: MINAYO, M. C. S.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. (Org.). Avaliação por triangulação de métodos: Abordagem de Programas Sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010.
MONTEIRO, Amanda. A formação docente para o ensino de surdos: estratégias visuais e práticas inclusivas. In: NASCIMENTO, C. T. M. do et al. Formação continuada e o ensino de estudantes surdos. Revista Docentes, v. 7, n. 19, 2022.
MORAIS, Martha Christina Ferreira Zimermann Bueno de. Os Caminhos da Formação Continuada na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Trabalho de Conclusão de Curso (Dissertação/Mestrado) Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. Instituto Federal Fluminense, 2009.
PEREIRA, M. C. da C.; VIEIRA, M. I. da S. Bilinguismo e educação especial de surdos. Revista intercâmbio, São Paulo, v. 19, 2009.
QUADROS, R. M.; SCHIMIEDT, M. Ideias para ensinar português para estudantes surdos. Brasilia: MEC, SEESP, 2006.
RIALTO, Daniely Gimenes Volpini. As Práticas de Educação Especial Inclusivas na
Formação Continuada de Profissionais da Educação. Trabalho de Conclusão de Curso (Dissertação/Mestrado) Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Inclusiva – PROFEI. Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Sinop, 2022.
SÁ, Estêvam Farias. O ensino de Libras e a utilização das redes sociais na formação continuada de professores do ensino fundamental da rede pública de Campos dos Goytacazes numa perspectiva de real comunicação com os alunos surdos. Trabalho de Conclusão de Curso (Dissertação/Mestrado) Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino e Suas Tecnologias. Instituto Federal Fluminense, 2023.
SINOP. Decreto nº 304/2024, de 24 de outubro de 2024. Homologa a Instrução Normativa nº 004/SME/2024 que dispõe sobre o processo de contagem de pontos para atribuição de turmas e/ou aulas e jornada de trabalho dos Profissionais e Servidores da Rede Municipal de Ensino, e dá outras providências. Prefeitura Municipal de Sinop – Câmara de Veadores, Sinop-MT, 2024. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/legislacao-municipal/2376/leis-de-sinop/categorias/educacao?p=4. Acesso em: 19 jun. 2025.
SINOP. Decreto nº 306/2024, de 24 de outubro de 2024. Homologa a Instrução Normativa nº 006/SME/2024 que dispõe sobre a regulamentação da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva na Rede Municipal de Ensino de Sinop, e dá outras providências. Prefeitura Municipal de Sinop – Câmara de Veadores, Sinop-MT, 2024. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/legislacao-municipal/2376/leis-de sinop/categorias/educacao?p=4 . Acesso em: 19 jun. 2025.
SINOP. Lei nº 2.987/202, de 15 de setembro de 2021. Cria o Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva de Sinop (CMEEIS) e dá outras providências. Prefeitura Municipal de Sinop – Câmara de Veadores, Sinop-MT, 2024. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/legislacao-municipal/2376/leis-de-sinop/categorias/educacao?p=4. Acesso em: 19 jun. 2025.
SOUSA, Luzia Almeida de; SOUSA, Edson Silva de. Pessoa surda: da exclusão às conquistas legais. Anais do V CINTEDI - congresso internacional de educação inclusiva. Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/108307. Acesso em: 11 out. 2024.
SOUZA, Flávio Penteado de. Narrativas visuais de aprendizagem de português como segunda língua: explorando as percepções de alunos surdos. Trabalho de Conclusão de Curso (Dissertação/Mestrado) Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) PPGLetras. Faculdade de Ciências Humana e Linguagem. Campus de Sinop. Universidade do Estado de Mato Grosso, 2023.
VIEIRA, Terezinha Raquel Ribeiro; BATISTA, Aline da Silva Morais; SANTOS ALEXANDRE, Ana Paula dos; VIEIRAS, Everton Felipe Silva. O ensino colaborativo: um olhar para sala de aula regular. Anais do V CINTEDI. Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/108704. Acesso em: 22 jun. 2025.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista Educação, Cultura e Sociedade

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.