Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Taka’a é um periódico anual, vinculado à Faculdade Indígena Intercultural-FAINDI e ao programa de Pós Graduação Mestrado Ensino em Contexto Indígena Intercultural-PPGECII-Unemat do campus universitário de Barra do Bugres-MT. Trata-se de um periódico interdisciplinar que contempla temáticas indígenas ligadas ao ensino nas áreas: educação, saúde, meio ambiente, línguas, artes, literaturas, ciências sociais, ciências matemáticas e da natureza.

Aceita contribuições redigidas em português, espanhol e inglês. A revista terá, ainda, uma seção específica dedicada a textos escritos em línguas indígenas, que poderão diversificar-se em diferentes gêneros textuais.

Todo o conteúdo publicado pela revista Taka’a é acessível gratuitamente e pode ser utilizado, desde que sejam respeitados os direitos autorais.

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista Taka’a adota a “avaliação cega", em que os avaliadores não identificam os autores das submissões e vice-versa. Para o processo de avaliação às cegas, é necessário que a versão submetida para publicação não tenha qualquer identificação de autoria.

 

Periodicidade

A periodicidade da revista será anual.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A revista Taka’a foi criada em 2020 e está vinculada à Faculdade Indígena Intercultural e ao programa de Pós-graduação Mestrado em Ensino em Contexto Indígena Intercultural da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Barra do Bugres. É um espaço dedicado à divulgação e socialização de temáticas indígenas ligadas ao ensino, como: educação, saúde, meio ambiente, línguas, artes, literaturas, ciências sociais, ciências matemáticas e da natureza.

TAKA´A é uma palavra da língua indígena do povo M?ky e significa SABEDORIA.