Televisão e telejornalismo: Desafios à produção e edição em tempos de Convergência

Autores

  • Rafael de Jesus Gomes Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v8i8.3024

Palavras-chave:

Transmidialidade, Telejornalismo, Convergência, Produção.

Resumo

Com um mercado de aproximadamente 95% de telespectadores, a televisão no Brasil sagra-se como o meio de comunicação de maior relevância do país. Entretanto, seus desafios são da mesma forma colossal, desde a produção tradicional, envolvendo linguagens e formatos (BONÁSIO, 2002) até as estratégias transmidiáticas de produção (FECHINE, 2012). Dessa forma, o artigo se propõe a discutir os desafios contemporâneos que a televisão e o telejornalismo atualmente enfrentam e suas possíveis consequências. A partir de uma revisão de literatura sobre televisão, telejornalismo e transmidialidade, espera-se ampliar o debate sobre os espaços de produção telejornalísticos atualmente imersos em um cenário de convergência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael de Jesus Gomes, Universidade do Estado de Mato Grosso
    Professor do curso de Jornalismo da Unemat, Mestre em Comunicação Midiática pela UFSM/RS

Referências

BAZI, Rogério. Dilemas e perspectivas da televisão regional in: FADUL, Anamaria; GOBBI, Maria Cristina. Mídia e Região na era digital: diversidade cultural e convergência midiática. São Paulo: editora Arte e Ciência, 2007.

BONASIO, Valter. Manual de Produção e Direção. Belo Horizonte, editora Leitura, 2002.

BONI, Fernanda Aiex. TV Digital: O aparelho de representação do real na edição de imagens no telejornalismo, 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2009.

BRITTOS, Valerio (org.). Comunicação na fase da multiplicidade da oferta. Porto Alegre: Nova Prova, 2006.

CANAVILHAS, João. Da remediação à convergência: um olhar sobre os media portugueses. 2012. In. Brazilian Journalism Research, vol 8, nº1, 2012. Disponível em: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/viewFile/369/362 acesso em 20/05/2018.

CANCLINI, Nestor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 7 ed. Buenos Aires: Sudamericana 2008.

CIRNE, Lívia. De uma para muitas... mídias: uma abordagem da transmidiação no telejornalismo. 2016. Disponível em http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ancora/article/download/30844/16250 acesso em 08/04/2018.

COCA, Adriana PIERRE, MENDONÇA, Bruno Henrique Marques de Segunda Tela: A internet pervasiva como possibilidade de extensão dos conteúdos televisuais. 2013. Disponível em: http://www.abciber.org.br/simposio2013/anais/pdf/Eixo_5_Entretenimento_Digital/25960arq05930017964.pdf acesso em 13/04/2018.

CURADO, Olga. O dia – a dia de quem faz Telejornalismo: S.P: Alegro, 2002.

FECHINE, Yvana. Televisão Transmídia: conceituações em torno de novas estratégias e práticas interacionais da TV. Anais do XXII Encontro Anual da Compós (Associação Nacional dos Programas de PósGraduação em Comunicação).

MORAIS, Fernando Chatô: o rei do Brasil / Fernando Morais. — 4a ed. — São Paulo : Companhia das Letras, 2011

GRUSZYNSKI, Ana Carolina. Design editorial e publicação multiplataforma. 2015 Disponível em: www.seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/download/58547/35502 acesso em 22/05/2018.

JENKINS, HENRY. Cultura da Convergência. 2ª ed. São Paulo, Aleph, 2008.

KELLNER, Douglas. A Cultura da Mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Tradução de Ivone Castilho Benedetti. Bauru, SP ed EDUSC, 2001.

LIMA, Matheus Monteiro de, LIMA, Felipe de Souza. Aplicativos de segunda tela: participação, interatividade e modelos de negócios através de dispositivos móveis. 2015. Disponível em: http://www.unigran.br/mercado/paginas/arquivos/edicoes/10/2.pdf acesso 10/04/2018.

PEREIRA, Fábio Henrique, ADGHIRNI, Zélia Leal. O jornalismo em tempo de mudanças estruturais. 2011. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/12443/1/ARTIGO_JornalismoTempoMudancas.pdf acesso em 10/05/2018.

PROULX, Mike & SHEPATIN, Stacey. Social TV: how marketers can reach and engage audiences by connecting television to the WEB, social media and mobile. Haboken, New Jesey: John Wiley& Sons, Inc, 2012.

QUADROS, Mirian Redin. As redes sociais no jornalismo radiofônico: as estratégias interativas adotadas pelas rádios Gaúchas e CBN. Santa Maria: UFSM. 2013. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. 2ª edição, Porto Alegre: Sulinas 2011.

SAAD, Elizabeth. A impermanência do Jornalismo diante da informação. 2016. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/a-impermanencia-do-jornalismo-diante-da-informacao/ acesso em 29/05/2018.

SANTAELLA, Lúcia. A ecologia pluralista da comunicação - conectividade, mobilidade e ubiquidade. São Paulo: Paullus, 2010.

SANTAELLA, Lúcia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora visual verbal. São Paulo: Iluminuras, 2005.

SANTOS, Pablo Victor Fontes, LUZ, Cristina Rego Monteiro. Convergência Midiática: A nova televisão Brasileira. Revista Inovcom, Vol 5, nº 2. 2013.

SILVA, Fernando Firmino da. Smartphones e Tablets na produção jornalística. 2015. In Revista Latino Americana de Jornalismo Ano I, Vol. 1 – Jul à Dez 2014. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ancora/article/download/22735/12626 acesso em 11/05/2018.

SILVA, Peterson de Santis; FILHO, Francisco Machado. TV Híbrida: projeto de estudo sobre as possibilidades para interatividade em segunda tela das emissoras brasileiras de TV aberta. 2014. Disponivel em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/30680/16180 acesso em 08/04/2018.

SILVA, Tatiana Caruso de Oliveira. Análise de Produção de Telejornalismo. 2005. Disponível em: http://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/1290/2/20111991.pdf acesso em 13/04/2018.

SOARES, Hamistelie Roberta Pinto de Souza, Oliveira, MARTINS Jocyelma Santana dos Santos. A construção da notícia em telejornais: valores atribuídos e newsmaking. 2007. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0744-2.pdf acesso em 19/04/2018.

SOUZA, Florentina das Neves, PIVETA, Patrícia A evolução tecnológica na edição do telejornalismo. 2011. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/famecos/ojs/index.php/revistafamecos/article/viewFile/9468/6561 acesso em 10/04/2018.

SQUIRRA, Sebastião. Aprender Telejornalismo, Editora brasiliense, São Paulo, 1990.

VIANNA, Ruth. La palabra, la imagen y el sonido. Estudio de los informativos televisivos de Brasil y España. Universidad Autónoma de Barcelona, Barcelona, 2000.

WATTS, Harris. On câmera: o curso de produção em filme e vídeo da BBC. São Paulo: Summus, 1990.

Downloads

Publicado

2018-12-11

Como Citar

Televisão e telejornalismo: Desafios à produção e edição em tempos de Convergência. (2018). Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 5(2), 82-95. https://doi.org/10.30681/rccs.v8i8.3024