DISCURSOS COM GAGUEIRA E FLUÊNCIA DE SUJEITOS: UMA ANÁLISE DISCURSIVA NAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO EM GRUPO DE EXTENSÃO/APOIO
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v16i45.11781Palavras-chave:
Fluência, Condições de produção, Grupos de Extensão/ApoioResumo
O objetivo deste artigo é investigar discursos com gagueira e fluência nas condições de produção de sujeitos em grupo. O trabalho aplicou-se em Grupo de Extensão/Apoio na UPE (Campus Garanhuns), como atenção básica à saúde e educação. Utilizamos, como marco teórico-metodológico, a Análise do Discurso (AD), fundada por Michel de Pêcheux, na França e, no Brasil, por Eni Orlandi e seguidores. A análise do corpus dos dois sujeitos/participantes do grupo foi realizada, tendo em vista as concepções teórico-metodológicas da AD. Tais discursos com gagueira e/ou fluência dos sujeitos se dão em seus respectivos contextos sóciohistórico-culturais.
Downloads
Referências
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideologicos de estado: nota sobre os aparelhos ideologicos do Estado (AIE). Rio de Janeiro: Graal, 1985.
ALTHUSSER, Louis. Freud e Lacan, Marx e Freud: introdução critica-historica. Rio de Janeiro: Graal, 1991.
ANDRÉ, Marli Elisa Dalmaso Afonso. Etnografia da prática escolar. 15. ed. Campinas, SP: Papirus, 2008.
AZEVEDO, Nadia Pereira da Silva Gonçalves. Uma análise discursiva da gagueira: trajetorias de silenciamento e alienação na lingua. Dissertaçao. (Mestrado em Fonoaudiologia). PUC - Pontifícia Universidade Catolica de Sao Paulo. Sao Paulo, 2000.
AZEVEDO, Nadia Pereira da Silva Gonçalves. A gagueira sob a perspectiva linguistico-discursiva: um olhar sobre a terapia. Tese. (Doutorado em Letras e Linguística). UFPB - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2006.
AZEVEDO, Nadia Pereira da Silva Gonçalves. Uma análise discursiva de sujeitos com gagueira. In: MARIANI, Bethania; MEDEIROS, Vanise. (org.). Gragoata (UFF), v. 02, p. 145-166, 2013. Disponível em: http://www.gragoata.uff.br/index.php/gragoata/article/view/56. Acesso em: 10 set. 2015.
AZEVEDO, Nadia Pereira da Silva Gonçalves. Um estudo da gagueira sob a perspectiva discursiva. Revista Prolingua, v. 10, n. 1, jan/fev, p. 209-220, 2015. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/27599/14838. Acesso
em: 28 maio 2017.
AZEVEDO, Nadia Pereira da Silva Gonçalves. Uma análise discursiva de sujeitos com
afasia e gagueira. Revista Linguagem & Ensino (UCPel), v. 21, p. 433-463, 2018a.
Disponivel em: http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/1672. Acesso em:
abr. 2018.
AZEVEDO, Nadia Pereira da Silva Gonçalves. Disfluencias. In: FERREIRA, Thiago. Manual Prático dos Disturbios da Comunicação Oral no Adulto e Idoso. Ribeirão Preto, SP: Booktoy, p. 119 a 127, 2019a.
ABRAGAGUEIRA. Grupos de Apoio. 2018. Disponível em: http://www.abragagueira.org.br/gruposdeapoio.asp. Acesso em: 15 jan. 2018.
CAVALCANTI, Maria do Carmo Gomes Pereira. O trabalho linguistico-discursivo em um grupo de estudos e atendimento a gagueira infantil (GEAGi) com pais de crianças identificadas como gagas. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem). UNICAP - Universidade Catolica de Pernambuco, 2016.
FRIEDMAN, Silvia. Fluencia: um acontecimento complexo. In: FILHO, Otacílio Lopes (ed.). BEFI-LOPES, Debora M.; FERREIRA, Leslie Piccolloto; LIMONGI, Suelly Cecilia Olivan. (org.). Tratado de fonoaudiologia. Sao Paulo: Editora Rocca, 2004.
FRIEDMAN, Silvia. A Gagueira e o mito da fluencia absoluta. Publicado na Revista Pátio - nº 74 - ano XIX maio/julho 2015. Disponível em:
https://www.gagueiraesubjetividade.info/gagueira_mito_fluencia_absoluta.php. Acesso em: 31 out. 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais