EDUCAÇÃO BILÍNGUE BRASILEIRA EM CONSTRUÇÃO:
UM COMPILADO DE BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v17i49.12123Palavras-chave:
Educação Bilíngue, ensino bilíngue, bilinguismoResumo
Este artigo tem como objetivo fazer um levantamento inicial de boas práticas pedagógicas para a
Educação Bilíngue, definindo conceitos da literatura contemporânea, tais como bilinguismo,
sujeito bilíngue, Educação Bilíngue, metodologias de ensino, multiculturalismo, decolonialização
e avaliação, de modo a formular um panorama teórico e demonstrar em que medida algumas
proposições convergem com documentos oficiais brasileiros e recomendações internacionais.
Para tanto, utilizamos uma metodologia qualitativa e análise bibliográfica de documentos
educacionais e teorias pedagógicas. Concluímos que este compilado tem o potencial de contribuir
com a formação de professores bilíngues, na medida em que permite o aprofundamento teórico
sobre práticas e conceitos contemporâneos.
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