LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ENTRE A PEDAGOGIA E A ACADEMIA: DEFINIÇÕES, FUNÇÕES E CURADORIA

Autores/as

  • Jaqueline Castilho Machuca Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v18i53.13608

Palabras clave:

literatura infantil e juvenil; pedagogia; academia; curadoria

Resumen

Parte da crítica literária vem tentando, nas últimas décadas, delimitar a natureza e a função da literatura infantil e juvenil. O primeiro problema que se impõe é precisar o surgimento dos textos produzidos para crianças e adolescentes, já que ele converge com nascimento do conceito relativamente recente de infância. Segundo Zilberman (2003), foram as modificações acontecidas durante a Idade Moderna e solidificadas no século XVIII que propiciaram a ascensão de modalidades culturais, como a escola, com sua organização atual e o gênero literário dirigido aos mais jovens. Outra questão que se faz substantiva é diferenciar a literatura infantil da juvenil, uma vez que cada uma delas tem características próprias, como postula Colomer (2017). Seja na pedagogia ou na academia, os textos escritos para crianças e adolescentes transitam entre o papel doutrinador e seu valor estético. Pretende-se, aqui, discutir diferentes posturas teóricas a respeito da atribuição e definição desse objeto, bem como problematizar o papel da curadoria dessas obras, já que elas passam pelo crivo dos adultos antes de chegar ao seu leitor final.

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

ALENCAR, Diego Pinheiro; ALENCAR, Juheina Lacerda Ribeiro Viana, JUNQUEIRA, Adenilda Rodrigues da Silva. “Universalização da educação nos municípios brasileiros” In: Mercator, Fortaleza, v.19, e19017, 2020. ISSN:1984-2201. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mercator/a/jMGP3HVgXtt6fHg4scXDbyx/?format=pdf&lang=pt Data de consulta: 13/10/2024

CECCANTINI, João Luís; VALENTE, Thiago Alves. “Atestado de maioridade: prêmios para a literatura infantil e juvenil brasileira”. In: RECHOU, Blanca-Ana (org). Prêmios literários e de ilustración na LIX. Edicións Verais de Galícia, 2013.

CECCANTINI, João Luís. “Perspectivas de pesquisa em literatura infanto-juvenil”. In: CECCANTINI, João Luís (org). Leitura e Literatura infanto-juvenil: Memória de Gramado. São Paulo: Cultura Acadêmica, Assis/SP/ANEP, 2004.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

COLOMER, Teresa. Introdução à literatura infantil e juvenil atual. Tradução: Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2017.

CUNHA, Maria Zilda da. Na tessitura dos signos contemporâneos: novos olhares para a literatura infantil e juvenil. São Paulo: Editora Humanitas; Paulinas, 2009.

HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. Tradução: Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: História e Histórias. São Paulo: Editora Unesp, 2022.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.

Publicado

2025-08-13

Número

Sección

Dossiê Temático 2025/1: A LITERATURA INFANTIL E JUVENIL EM NOVOS CONTEXTOS PARA NOVOS LEITORES

Cómo citar

Castilho Machuca, J. (2025). LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ENTRE A PEDAGOGIA E A ACADEMIA: DEFINIÇÕES, FUNÇÕES E CURADORIA. Revista De Letras Norte@mentos, 18(53), 84-94. https://doi.org/10.30681/rln.v18i53.13608