LITERATURA INFANTIL E JUVENIL ENTRE A PEDAGOGIA E A ACADEMIA: DEFINIÇÕES, FUNÇÕES E CURADORIA
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v18i53.13608Palabras clave:
literatura infantil e juvenil; pedagogia; academia; curadoriaResumen
Parte da crítica literária vem tentando, nas últimas décadas, delimitar a natureza e a função da literatura infantil e juvenil. O primeiro problema que se impõe é precisar o surgimento dos textos produzidos para crianças e adolescentes, já que ele converge com nascimento do conceito relativamente recente de infância. Segundo Zilberman (2003), foram as modificações acontecidas durante a Idade Moderna e solidificadas no século XVIII que propiciaram a ascensão de modalidades culturais, como a escola, com sua organização atual e o gênero literário dirigido aos mais jovens. Outra questão que se faz substantiva é diferenciar a literatura infantil da juvenil, uma vez que cada uma delas tem características próprias, como postula Colomer (2017). Seja na pedagogia ou na academia, os textos escritos para crianças e adolescentes transitam entre o papel doutrinador e seu valor estético. Pretende-se, aqui, discutir diferentes posturas teóricas a respeito da atribuição e definição desse objeto, bem como problematizar o papel da curadoria dessas obras, já que elas passam pelo crivo dos adultos antes de chegar ao seu leitor final.
Descargas
Referencias
ALENCAR, Diego Pinheiro; ALENCAR, Juheina Lacerda Ribeiro Viana, JUNQUEIRA, Adenilda Rodrigues da Silva. “Universalização da educação nos municípios brasileiros” In: Mercator, Fortaleza, v.19, e19017, 2020. ISSN:1984-2201. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mercator/a/jMGP3HVgXtt6fHg4scXDbyx/?format=pdf&lang=pt Data de consulta: 13/10/2024
CECCANTINI, João Luís; VALENTE, Thiago Alves. “Atestado de maioridade: prêmios para a literatura infantil e juvenil brasileira”. In: RECHOU, Blanca-Ana (org). Prêmios literários e de ilustración na LIX. Edicións Verais de Galícia, 2013.
CECCANTINI, João Luís. “Perspectivas de pesquisa em literatura infanto-juvenil”. In: CECCANTINI, João Luís (org). Leitura e Literatura infanto-juvenil: Memória de Gramado. São Paulo: Cultura Acadêmica, Assis/SP/ANEP, 2004.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
COLOMER, Teresa. Introdução à literatura infantil e juvenil atual. Tradução: Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2017.
CUNHA, Maria Zilda da. Na tessitura dos signos contemporâneos: novos olhares para a literatura infantil e juvenil. São Paulo: Editora Humanitas; Paulinas, 2009.
HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. Tradução: Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: História e Histórias. São Paulo: Editora Unesp, 2022.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista de Letras Norte@mentos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais