AS MULTISSEMIOSES NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
BREVE ANÁLISE NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v18i51.13769Palavras-chave:
livro didático, gêneros, multissemiosesResumo
Diferentes tecnologias têm influenciado na produção de textos em variadas práticas sociais. Os sujeitos de uma forma geral utilizam recursos tecnológicos que permitem criar textos não mais somente em linguagem verbal; os textos se hibridizam, com o uso de recursos não verbais, ampliando as possibilidades de criação e de produção de sentidos. Desse modo, o ambiente escolar é o espaço ideal para que textos multissemióticos sejam explorados e elaborados. Nosso objetivo é apresentar, por meio de uma pesquisa bibliográfica e analítica, um panorama dos gêneros digitais nos livros didáticos Ápis Mais Língua Portuguesa dos 4º e 5º Anos, utilizados por escolas públicas da rede municipal de Catalão - GO, para verificar neles a inserção de textos multissemióticos. Os resultados obtidos apontam para a introdução do estudo das multissemioses nos anos iniciais, como orienta a BNCC, no entanto, demonstram também que as questões desses materiais exploram os recursos visuais ainda de forma insuficiente. Nesse sentido, serão necessárias ampliações de práticas em sala de aula para que a escola promova os multiletramentos, como propõem Kress e van Leuween (2021) e Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020). Apresentamos uma reflexão sobre as mudanças dos gêneros nas postulações de Bakhtin (2003) e Marcuschi (2004) para compreender a necessidade de estudar a multimodalidade em diferentes textos do cotidiano. A reflexão em torno dos materiais didáticos possibilita a compreensão de língua e linguagem que reafirmamos no contexto escolar e que tipo de sujeitos estamos formando para a sociedade. Esse movimento de capacitação dos alunos das escolas públicas revela uma tentativa de diminuir as desigualdades sociais.
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