AS MULTISSEMIOSES NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

BREVE ANÁLISE NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS

Autores

  • Anair Valênia Universidade Federal de Catalão
  • Queila Ferreira de Almeida Universidade Federal de Catalão

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v18i51.13769

Palavras-chave:

livro didático, gêneros, multissemioses

Resumo

Diferentes tecnologias têm influenciado na produção de textos em variadas práticas sociais. Os sujeitos de uma forma geral utilizam recursos tecnológicos que permitem criar textos não mais somente em linguagem verbal; os textos se hibridizam, com o uso de recursos não verbais, ampliando as possibilidades de criação e de produção de sentidos. Desse modo, o ambiente escolar é o espaço ideal para que textos multissemióticos sejam explorados e elaborados. Nosso objetivo é apresentar, por meio de uma pesquisa bibliográfica e analítica, um panorama dos gêneros digitais nos livros didáticos Ápis Mais Língua Portuguesa dos 4º e 5º Anos, utilizados por escolas públicas da rede municipal de Catalão - GO, para verificar neles a inserção de textos multissemióticos. Os resultados obtidos apontam para a introdução do estudo das multissemioses nos anos iniciais, como orienta a BNCC, no entanto, demonstram também que as questões desses materiais exploram os recursos visuais ainda de forma insuficiente. Nesse sentido, serão necessárias ampliações de práticas em sala de aula para que a escola promova os multiletramentos, como propõem Kress e van Leuween (2021) e Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020). Apresentamos uma reflexão sobre as mudanças dos gêneros nas postulações de Bakhtin (2003) e Marcuschi (2004) para compreender a necessidade de estudar a multimodalidade em diferentes textos do cotidiano. A reflexão em torno dos materiais didáticos possibilita a compreensão de língua e linguagem que reafirmamos no contexto escolar e que tipo de sujeitos estamos formando para a sociedade. Esse movimento de capacitação dos alunos das escolas públicas revela uma tentativa de diminuir as desigualdades sociais.

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Biografia do Autor

  • Anair Valênia, Universidade Federal de Catalão

    Pós-doutora em Linguística pela Universidade de Brasília-UNB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Professora Adjunta do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Catalão (IEL/UFCAT). Coordenadora do GEGDEL-Grupo de Estudos em Gêneros Discursivos e Ensino de Línguas. Membro da American Organization of Teachers of Portuguese-AOTP. Membro da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira-SIPLE. Doutora pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, no programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, área de concentração em Linguagem e Tecnologias, com linha de pesquisa em Linguagem, Ensino e Mediação Tecnológica (2013). Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU, área de concentração em Linguística e Linguística Aplicada (2005).

  • Queila Ferreira de Almeida, Universidade Federal de Catalão

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Possui graduação em Letras- Licenciatura Português pela Universidade Federal de Catalão (2004), Especialização em Literatura Brasileira (2007) e concluiu o Programa Especial de Formação Pedagógica (2014). Atualmente é professora no ensino fundamental I na Escola Municipal Inês Dias da Silva, Catalão -GO. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino Fundamental I e II.

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Publicado

31/05/2025

Como Citar

Valênia, A., & Almeida, Q. F. de. (2025). AS MULTISSEMIOSES NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: BREVE ANÁLISE NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS. Revista De Letras Norte@mentos, 18(51). https://doi.org/10.30681/rln.v18i51.13769