REPETIÇÃO, NEOVANGUARDA E INDÚSTRIA CULTURAL EM ALGUMAS NARRATIVAS BRASILEIRAS DAS DÉCADAS DE 1960 E 1970
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v18i51.13780Palabras clave:
repetição, variação, neovanguarda, indústria culturalResumen
Este texto propõe que o uso da repetição e da variação como artifícios compositivos articula parte da narrativa ficcional brasileira das décadas de 1960 e 1970 tanto com a neovanguarda artística quanto com a produção da indústria cultural da mesma época. Parte-se da constatação da relevância da categoria da repetição para outras artes do período, bem como para a reflexão sobre as produções da indústria cultural. Em seguida, faz-se referência a três narrativas ficcionais – Panamérica, de José Agrippino de Paula, Armadilha para Lamartine, de Carlos & Carlos Sussekind (1976), e Três mulheres de três pppês, de Paulo Emilio Sales Gomes (1977) – destacando seus aspectos repetitivos, sua conexão temática com produtos culturais de grande circulação da época e seus procedimentos de composição e de configuração interna assemelhados aos de certas neovanguardas. Sugere-se que, num momento da história brasileira em que um mercado de bens culturais se consolidava e o mercado editorial se modernizava, o uso narrativo da repetição e da variação aponta para a internalização de certos aspectos do modo de produção da indústria cultural, transformados em princípio de organização interna, ao mesmo tempo em que indica um afastamento crítico em relação à figura do escritor profissional.
Descargas
Referencias
ASSUNÇÃO, Teodoro Rennó. O cômico popular em Três mulheres de três pppês. In: OLIVEIRA, Thiago Almeida de; XAVIER, Nayara (Orgs.). Paulo Emílio: legado crítico. São Paulo: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária – USP / Cinemateca Brasileira, 2017, p. 231-254.
ASSUNÇÃO, Teodoro Rennó. Relações oblíquas com a pornochanchada em “P III: Duas vezes com ela” de Paulo Emílio Sales Gomes. Revista do CESP, v. 28, n. 39, jan.-jun. 2008, p. 177-203. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/cesp/article/view/30997. Acesso em 24/10/2024.
CHIODETTO, Eder. O lugar do escritor. São Paulo: Cosac & Naify. 2002.
FINGERMANN, Dominique. Apresentação. In: FINGERMANN, Dominique (Org.). Os paradoxos da repetição. São Paulo: Annablume, 2014, p. 7–12.
FOSTER, Hal. O retorno do real: a vanguarda no final do século XX. São Paulo: Ubu Ed., 2017.
GOMES, Paulo Emílio Sales. Três mulheres de três PPPês. São Paulo: Perspectiva, 1977.
GOMES, Paulo Emílio Sales. Mazzaropi no largo do Paiçandu. In: GOMES, Paulo Emílio Sales. Uma situação colonial. São Paulo: Cia. das Letras, 2016. Livro eletrônico.
HOLLANDA, Heloísa B.; GONÇALVES, Marcos Augusto. Anos 70: literatura. Rio de Janeiro: Europa, 1980. (Anos 70, 2).
HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. A indústria cultural: o Iluminismo como mistificação de massa. In: LIMA, Luiz Costa (Org.). Teoria da cultura de massa. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
KOTHE, Flávio. A narrativa trivial. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1994.
LÉVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem. Trad. Tânia Pellegrini. 8. ed. São Paulo: Papirus, 2008.
MIRANDA, Wander Melo. O texto como produção: Bolor e Armadilha para Lamartine. O eixo e a roda, v. 5, p. 176–192, 1986. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/o_eixo_ea_roda/article/view/27802. Acesso em 16 abr. 2025.
MERTENS, Wim. American minimal music: La Monte Young, Terry Riley, Steve Reich, Philip Glass. Trad. J. Hautekiet. London: Kahn & Averill, 1983.
OLIVEIRA JR., Fernando Gleibe de. Lugar Público (1965) e a estética do cinema marginal. Fortaleza, 2023. Dissertação (Mestrado em Letras: Literatura Comparada) – PPGL, UFC.
ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira: cultura brasileira e indústria cultural. 3. reimpr. da 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 2001.
PAULA, José Agrippino de. Panamérica. 3. ed. São Paulo: Ed. Papagaio, 2001.
SCHWARZ, Roberto. Sobre três mulheres de três PPPês. In: O pai de família e outros estudos. São Paulo: Cia. das Letras, 2008, p. 150-175.
SODRÉ, Muniz. Teoria da literatura de massa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1978. (Biblioteca Tempo Universitário, 49)
STUTZ, Fernando Henrique Lacerda. Obsessiva forma: a repetição em cinco filmes estruturais (1966-1975). São Paulo, 2022. Tese (Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais) – ECA, USP.
SUSSEKIND, Carlos & Carlos. Armadilha para Lamartine. Rio de Janeiro: Labor, 1976.
SUSSEKIND, Flora. A voz e a série. Rio de Janeiro: Sete Lettras; Belo Horizonte: UFMG, 1998.
SUSSEKIND, Flora. Literatura e vida literária: polêmicas, diários & retratos. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.
VILLA-FORTE, Leonardo. Escrever sem escrever: literatura e apropriação no século XXI. Belo Horizonte: Relicário, 2019.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista de Letras Norte@mentos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais