PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA: CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZES NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v2i4.6821Resumo
O objetivo deste estudo é analisar as crenças de aprendizagem de alunos estrangeiros de português do Brasil como segunda língua em ambiente de imersão. Por meio da análise de experiências de aprendizagem relatadas, buscamos investigar as relações entre as crenças e as experiências anteriores dos aprendizes. Os dados foram coletados no curso de nível avançado de português para estrangeiros oferecido pelo PEPPFOL (Programa de ensino e pesquisa em Português para falantes de outras línguas da Universidade de Brasília - UnB). Os participantes pertencem a três nacionalidades distintas: um nigeriano, uma japonesa e três venezuelanos e residem em Brasília (DF), há pelo menos um ano. Os resultados da análise sugerem que as crenças dos informantes a respeito da aprendizagem da língua portuguesa são influenciadas pelas suas experiências anteriores. Apesar de serem de nacionalidades diferentes, os participantes parecem apresentar crenças semelhantes em relação à língua portuguesa e à aprendizagem dessa língua.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista de Letras Norte@mentos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais