POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DE/EM UM LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA DOS PRONOMES PESSOAIS

Autores

  • Charlies Uilian de Campos Silva
  • Verônica Franciele Seidel

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v9i20.7201

Resumo

Os livros didáticos ocupam papel de destaque no atual cenário da educação brasileira. Contudo, é necessário avaliar a relação entre as políticas linguísticas apresentadas nos livros didáticos e as políticas educacionais brasileiras. Nesse contexto, os pronomes pessoais são um fértil elemento de análise para a compreensão das políticas linguísticas dos livros didáticos, pois apresentam uma tensão entre o normativismo idealista e a descrição científica dos fatos de uma língua. Para o português brasileiro, pode-se verificar que os livros didáticos não são coerentes com a realidade sociolinguística da língua e, portanto, precisam reorganizar suas políticas linguísticas e, consequentemente, sua proposta pedagógica.

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Publicado

06/10/2016

Como Citar

Silva, C. U. de C., & Seidel, V. F. (2016). POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DE/EM UM LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA DOS PRONOMES PESSOAIS. Revista De Letras Norte@mentos, 9(20). https://doi.org/10.30681/rln.v9i20.7201