POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DE/EM UM LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA DOS PRONOMES PESSOAIS
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v9i20.7201Resumo
Os livros didáticos ocupam papel de destaque no atual cenário da educação brasileira. Contudo, é necessário avaliar a relação entre as políticas linguísticas apresentadas nos livros didáticos e as políticas educacionais brasileiras. Nesse contexto, os pronomes pessoais são um fértil elemento de análise para a compreensão das políticas linguísticas dos livros didáticos, pois apresentam uma tensão entre o normativismo idealista e a descrição científica dos fatos de uma língua. Para o português brasileiro, pode-se verificar que os livros didáticos não são coerentes com a realidade sociolinguística da língua e, portanto, precisam reorganizar suas políticas linguísticas e, consequentemente, sua proposta pedagógica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais