CONTRIBUIÇÕES DOS MULTILETRAMENTOS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Flávia Karolina Lima-Duarte Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Christiane Batinga Agra Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Maryanne Acioli Bomfim Cedrim Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v10i23.7255

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa PIBIC em andamento no IFAL. A pesquisa pretende refletir sobre um processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa, visando à formação cidadã através dos multiletramentos. O referencial teórico apresenta reflexões sobre a visão de língua como construto social (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2012) e multiletramentos (ROJO, 2012; MONTE MOR, 2015). A investigação é um estudo de caso (TELLES, 2002). Os resultados obtidos até o momento apontam para uma possível atitude crítica dos alunos diante de suas realidades locais, a partir de reflexões oportunizadas pelo uso de textos diversos àqueles usualmente utilizados no contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Karolina Lima-Duarte, Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Professora Mestra em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande -UFCG. Atua no curso de Letras/Português no Instituto Federal de Alagoas. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas – UFAL.

Christiane Batinga Agra, Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Professora Mestra em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Atua no curso de Letras/Português no Instituto Federal de Alagoas. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas – UFAL.

Maryanne Acioli Bomfim Cedrim, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Graduanda em Letras e pesquisadora PIBIC no Instituto Federal de Alagoas – IFAL – Campus – Maceió.

Downloads

Publicado

07/11/2017

Como Citar

Lima-Duarte, F. K., Batinga Agra, C., & Acioli Bomfim Cedrim, M. (2017). CONTRIBUIÇÕES DOS MULTILETRAMENTOS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista De Letras Norte@mentos, 10(23). https://doi.org/10.30681/rln.v10i23.7255