AS FORMAS EMBRIONÁRIAS TEMÁTICAS DOS ROMANCES INDIANISTAS NAS CARTAS ALENCARINAS – LÍNGUA E COSTUMES INDÍGENAS

Autores

  • Sandra Mara Alves da Silva Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v12i28.7304

Resumo

Pautados nas ideias de Marcelo Peloggio, acreditamos que O guarani e Iracema estão assentados sobre os dois temas principais, o indígena e a natureza, os quais se desenvolvem a partir das reflexões de José de Alencar em suas Cartas sobre A confederação dos tamoios, nas quais destaca os possíveis “deslizes” de Gonçalves de Magalhães ao compor seu poema épico. Nesse sentido, objetiva-se analisar as Formas Embrionárias Temáticas dos romances nas cartas, a fim de destacar em que aspectos os romances alencarinos parecem corresponder a uma “correção” dos “erros” cometidos por Magalhães no trato da linguagem e dos costumes indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Mara Alves da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com pesquisa voltada para o Mito e a Identidade Nacional no Romantismo e no Modernismo brasileiros. Mestre em Literatura Comparada pela mesma instituição. Editora da Entrelaces - Revista Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC e pesquisadora do Grupo de Estudos de Estética, Literatura e Filosofia - GEELF, coordenado pelo professor Dr. Marcelo Almeida Peloggio.

Contato: sandra.malves@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

27/01/2019

Como Citar

da Silva, S. M. A. (2019). AS FORMAS EMBRIONÁRIAS TEMÁTICAS DOS ROMANCES INDIANISTAS NAS CARTAS ALENCARINAS – LÍNGUA E COSTUMES INDÍGENAS. Revista De Letras Norte@mentos, 12(28). https://doi.org/10.30681/rln.v12i28.7304