AS FORMAS EMBRIONÁRIAS TEMÁTICAS DOS ROMANCES INDIANISTAS NAS CARTAS ALENCARINAS – LÍNGUA E COSTUMES INDÍGENAS

Autores

  • Sandra Mara Alves da Silva Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v12i28.7304

Resumo

Pautados nas ideias de Marcelo Peloggio, acreditamos que O guarani e Iracema estão assentados sobre os dois temas principais, o indígena e a natureza, os quais se desenvolvem a partir das reflexões de José de Alencar em suas Cartas sobre A confederação dos tamoios, nas quais destaca os possíveis “deslizes” de Gonçalves de Magalhães ao compor seu poema épico. Nesse sentido, objetiva-se analisar as Formas Embrionárias Temáticas dos romances nas cartas, a fim de destacar em que aspectos os romances alencarinos parecem corresponder a uma “correção” dos “erros” cometidos por Magalhães no trato da linguagem e dos costumes indígenas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sandra Mara Alves da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

    Doutoranda em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com pesquisa voltada para o Mito e a Identidade Nacional no Romantismo e no Modernismo brasileiros. Mestre em Literatura Comparada pela mesma instituição. Editora da Entrelaces - Revista Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC e pesquisadora do Grupo de Estudos de Estética, Literatura e Filosofia - GEELF, coordenado pelo professor Dr. Marcelo Almeida Peloggio.

    Contato: sandra.malves@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

27/01/2019

Como Citar

AS FORMAS EMBRIONÁRIAS TEMÁTICAS DOS ROMANCES INDIANISTAS NAS CARTAS ALENCARINAS – LÍNGUA E COSTUMES INDÍGENAS. (2019). Revista De Letras Norte@mentos, 12(28). https://doi.org/10.30681/rln.v12i28.7304