ANALISANDO O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA QUANTO À ABORDAGEM GRAMATICAL

Autores

  • Juliana Thiesen Fuchs Univates
  • Monique Izoton Univates

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v11i26.7358

Resumo

Este artigo visa analisar o livro didático Português Linguagens, de Cereja e Magalhães, no que se refere às atividades de cunho gramatical. Pretende-se averiguar qual é a concepção de língua e de gramática que perpassa a obra, com base em autores como Travaglia (2002) e Antunes (2007; 2009). Constata-se que, apesar de contemplar em algumas atividades a gramática internalizada, predomina no livro didático a abordagem gramatical normativa. Entretanto, salienta-se a ocorrência de atividades que estimulam o tratamento científico da linguagem e outras que contemplam a gramática reflexiva, o que faz com que o livro possa ser usado em sala de aula desde que o professor saiba adequá-lo ao seu planejamento.

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Biografia do Autor

Juliana Thiesen Fuchs, Univates

Mestre em Linguística Aplicada pela Unisinos, Professora do Curso de Letras da Univates.

Monique Izoton, Univates

Licenciada em Letras pela Universidade do Vale do Taquari -Univates.

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Publicado

30/07/2018

Como Citar

Fuchs, J. T., & Izoton, M. (2018). ANALISANDO O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA QUANTO À ABORDAGEM GRAMATICAL. Revista De Letras Norte@mentos, 11(26). https://doi.org/10.30681/rln.v11i26.7358