A NARRATIVA ENCAIXADA PÓS-MODERNA EM CLUBE DA LUTA: FORMAÇÃO DO ALTEREGO TYLER DURDEN

Autores

  • Diane Nascimento de Oliveira
  • Thiago Martins Prado Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v12i28.7384

Resumo

Em Clube da luta, a não-fixidez dos valores somada ao apreço pela diferença, característicos da pós-modernidade, refletem-se na representação dos personagens-narradores. Assim, o objetivo desta pesquisa é compreender como a multivocalidade empresta pistas para o entendimento sobre a formação do alterego Tyler. Fundamentando este trabalho, têm-se: Benjamin (1985) abordando o declínio da narrativa; Santiago (2002) delineando o narrador pós-moderno oposto ao tradicional; Bakhtin (2013) tratando da polifonia; Prado (2001) explanando sobre os encaixes pós-modernos de focos narrativos. Conclui-se que há deambulação, técnica de encaixe pós-moderno de foco narrativo advinda do contexto pós-utópico em que Tyler também configura-se como um narrador.

Palavras-chave: Tyler Durden; personagem-narrador; deambulação; multivocalidade.

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Publicado

27/01/2019

Como Citar

Oliveira, D. N. de, & Prado, T. M. (2019). A NARRATIVA ENCAIXADA PÓS-MODERNA EM CLUBE DA LUTA: FORMAÇÃO DO ALTEREGO TYLER DURDEN. Revista De Letras Norte@mentos, 12(28). https://doi.org/10.30681/rln.v12i28.7384