PROFESSORES EM FORMAÇÃO: INTERFACES COM O ENSINO DE GRAMÁTICA

Autores

  • Samuel Tavares do Bonfim Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Dalve Oliveira Batista-Santos Universidade Federal do Tocantins - UFT

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v11i27.7395

Resumo

O objetivo foi investigar as representações de professores em formação, do curso de graduação emLetras/Português - 8o período, acerca do ensino de gramática, baseando-se na trajetória destes, antes edurante a graduação. Dessa forma, a pesquisa se insere na área da Linguística Aplicada, numaabordagem qualitativa, que por meio da técnica introspectiva entrevista semiestruturada permitiu areflexão de como vem sendo a formação dos futuros professores de língua materna em relação ao quepropõe o CNE/CES 492, de 3 de abril de 2001, sobre o que se espera de um professor com graduaçãono curso de Letras. Os resultados demonstraram uma predominância da concepção de gramáticanormativa, ou seja, os professores em formação coadunam com a concepção de linguagem comoexpressão do pensamento, focando nas regras de bom uso da língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Tavares do Bonfim, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduado em Letras - Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins –UFT, Campus de Porto Nacional.

Dalve Oliveira Batista-Santos, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutoranda e mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica deSão Paulo (PUC-SP). Professora Assistente II, da Universidade Federal do Tocantins - UFT, lotada no curso deLetras - Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas. Campus de Porto Nacional.

Downloads

Publicado

15/10/2018

Como Citar

Bonfim, S. T. do, & Batista-Santos, D. O. (2018). PROFESSORES EM FORMAÇÃO: INTERFACES COM O ENSINO DE GRAMÁTICA. Revista De Letras Norte@mentos, 11(27). https://doi.org/10.30681/rln.v11i27.7395