DO GÊNERO TEXTUAL DISSERTAÇÃO ESCOLAR AO ENSAIO ESCOLAR: UMA NOTA SOBRE ESSA TRANSFORMAÇÃO

Autores

  • Ricardo Santos David Flórida Christian University - FCU

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v11i27.7403

Resumo

Neste artigo, procuramos compor um quadro elucidativo das noções e justificativas que subjazemà histórica mudança de terminologia referente ao texto escrito opinativo produzido por alunos, apartir de um tema proposto pelo professor titular, no contexto do Ensino Fundamental e do EnsinoMédio; antes, rotulado de dissertação; agora, denominado ensaio escolar. Procedemos a incursõesà literatura de teorias de estudo da linguagem e do texto e comparo dois paradigmas distintos: Ummais antigo, de inspiração estruturalista, praticado por uma didática escolar de escrita comenfoque alicerçado no conceito de tipologia textual clássica, que usou o termo gênero textualdissertação escolar; outro mais recente, com aportes da Teoria dos Gêneros Textuais,implementado por uma didática escolar de escrita sob a perspectiva do conceito de gênero textual,que emprega a designação ensaio escolar. A análise reflexiva empreendida resulta em críticas aosistema escolar tradicional de ensino de escrita argumentativa e em verificações promissorasrelacionadas à atual proposta de trabalho, na escola, com os textos escritos argumentativos, tendopor base os gêneros textuais com predomínio do tipo textual argumentação, caso do ensaioescolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Santos David, Flórida Christian University - FCU

Coordenador, Pesquisador Centro de Estudos Ciências da Língua(gem) Pós-Doutorado em Educação:Formação de Professores, Psicologia Educacional e Psicanálise, FCU - Florida Christian University / EUA- IESLA - América Latina. Doutor e Mestre em Educação: Formação de Professores, Novas Tecnologias,Inclusão Social, pela Uniatlántico. Doutor e Mestre em Comunicação, pela Uniatlántico. Especialista emDocência do Ensino Superior, Literatura, Linguística Aplicada. UCAM - Brasil

Downloads

Publicado

15/10/2018

Como Citar

David, R. S. (2018). DO GÊNERO TEXTUAL DISSERTAÇÃO ESCOLAR AO ENSAIO ESCOLAR: UMA NOTA SOBRE ESSA TRANSFORMAÇÃO. Revista De Letras Norte@mentos, 11(27). https://doi.org/10.30681/rln.v11i27.7403