DO GÊNERO TEXTUAL DISSERTAÇÃO ESCOLAR AO ENSAIO ESCOLAR: UMA NOTA SOBRE ESSA TRANSFORMAÇÃO

Authors

  • Ricardo Santos David Flórida Christian University - FCU

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v11i27.7403

Abstract

Neste artigo, procuramos compor um quadro elucidativo das noções e justificativas que subjazemà histórica mudança de terminologia referente ao texto escrito opinativo produzido por alunos, apartir de um tema proposto pelo professor titular, no contexto do Ensino Fundamental e do EnsinoMédio; antes, rotulado de dissertação; agora, denominado ensaio escolar. Procedemos a incursõesà literatura de teorias de estudo da linguagem e do texto e comparo dois paradigmas distintos: Ummais antigo, de inspiração estruturalista, praticado por uma didática escolar de escrita comenfoque alicerçado no conceito de tipologia textual clássica, que usou o termo gênero textualdissertação escolar; outro mais recente, com aportes da Teoria dos Gêneros Textuais,implementado por uma didática escolar de escrita sob a perspectiva do conceito de gênero textual,que emprega a designação ensaio escolar. A análise reflexiva empreendida resulta em críticas aosistema escolar tradicional de ensino de escrita argumentativa e em verificações promissorasrelacionadas à atual proposta de trabalho, na escola, com os textos escritos argumentativos, tendopor base os gêneros textuais com predomínio do tipo textual argumentação, caso do ensaioescolar.

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Author Biography

  • Ricardo Santos David, Flórida Christian University - FCU
    Coordenador, Pesquisador Centro de Estudos Ciências da Língua(gem) Pós-Doutorado em Educação:Formação de Professores, Psicologia Educacional e Psicanálise, FCU - Florida Christian University / EUA- IESLA - América Latina. Doutor e Mestre em Educação: Formação de Professores, Novas Tecnologias,Inclusão Social, pela Uniatlántico. Doutor e Mestre em Comunicação, pela Uniatlántico. Especialista emDocência do Ensino Superior, Literatura, Linguística Aplicada. UCAM - Brasil

Published

2018-10-15

How to Cite

DO GÊNERO TEXTUAL DISSERTAÇÃO ESCOLAR AO ENSAIO ESCOLAR: UMA NOTA SOBRE ESSA TRANSFORMAÇÃO. (2018). Revista De Letras Norte@mentos, 11(27). https://doi.org/10.30681/rln.v11i27.7403