DESAFIOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO SÉCULO XXI: A REPRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE UM PROFESSOR A PARTIR DA ANÁLISE DO NÍVEL SEMÂNTICO

Autores

  • Ana Cecília Teixeira Gonçalves Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Claridiane de Camargo Stefanello Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v11i27.7410

Resumo

O trabalho tem por objetivo identificar a representação de um professor de LP acerca dos PCNsdo Ensino Fundamental e a interferência desse documento com o ensino de gêneros textuais. Paraisso, fizemos uso do quadro teórico-metodológico do ISD, pautado nos escritos de Bronckart(1999). No que diz respeito à metodologia, foi analisado o contexto de trabalho de um professorde LP, com o corpus constituído por uma entrevista, a fim de realizar uma análise textual,abrangendo o nível semântico. Os resultados apontam para uma rejeição aos PCNs, o quedemonstra a não valorização da linguagem como forma de interação social.

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Biografia do Autor

  • Ana Cecília Teixeira Gonçalves, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
    Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS Campus Cerro Largo, Professora Doutora do Curso deLetras.
  • Claridiane de Camargo Stefanello, Universidade Federal da Fronteira Sul
    Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS Campus Cerro Largo, Professora Mestranda do Curso deLetras. Acadêmica do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGL/UFSM, daUniversidade Federal de Santa Maria – UFSM. Área de Concentração Estudos Linguísticos, Linha dePesquisa Linguagem no Contexto Social.

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Publicado

15/10/2018

Como Citar

DESAFIOS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO SÉCULO XXI: A REPRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE UM PROFESSOR A PARTIR DA ANÁLISE DO NÍVEL SEMÂNTICO. (2018). Revista De Letras Norte@mentos, 11(27). https://doi.org/10.30681/rln.v11i27.7410

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