ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS NAS NARRATIVAS DE VIDA PUBLICIZADAS PELA PÁGINA DO MOVIMENTO SP INVISÍVEL

Autores

  • Mariana Ramalho Procópio
  • Amanda Cristina Carneiro Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa. Foi bolsista de iniciação científica pelo CNPq no período de agosto de 2016 a julho de 2017, com projeto do qual deriva este artigo

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v12i30.7489

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as estratégias discursivas utilizadas para construir as narrativas de vida de sujeitos em situação de rua, publicadas pelo movimento SP Invisível no Facebook. Como suporte teórico, baseamo-nos nos trabalhos de Arfuch (2010), Charaudeau (1995), Machado (2011) e Procópio (2015, 2016). Nossas análises nos fizeram perceber que as narrativas de vida em si funcionam como estratégias discursivas, tanto de credibilidade quanto de captação. Acreditamos que tais estratégias visam a provocar um efeito patêmico, isto é, despertar emoções no público que recebe tais relatos, bem como de projetar um ethos de vítima para os sujeitos biografados.

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Biografia do Autor

  • Mariana Ramalho Procópio
    Doutora em Estudos Linguísticos pela FALE/UFMG. Professora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa.

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Publicado

30/10/2019

Como Citar

ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS NAS NARRATIVAS DE VIDA PUBLICIZADAS PELA PÁGINA DO MOVIMENTO SP INVISÍVEL. (2019). Revista De Letras Norte@mentos, 12(30). https://doi.org/10.30681/rln.v12i30.7489