MEMÓRIA DISCURSIVA E PROPAGANDAS: PRODUÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE SENTIDOS

Autores

  • Neusa Inês Philippsen
  • Fernanda de Souza Pedroso

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v12i30.7493

Resumo

Este trabalho, inscrito na Análise de Discurso de linha francesa, questiona de que modo a língua é trabalhada no ritual do discurso da propaganda, produzindo e desnaturalizando sentidos por meio da memória discursiva. Para tal, tomamos para análise duas propagandas de uma operadora de seguros de vida e duas propagandas de produtos de beleza que apresentam um já dito. Como resultados, temos que a noção de memória representa um lugar de deslocamentos, ou seja, não de um espaço estático, mas de um lugar no qual acontece a constituição de diferentes sentidos. O estranhamento, que nos levou a problematizar esse material, trata da presença de dizeres já ditos no discurso da propaganda.

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Biografia do Autor

Neusa Inês Philippsen

Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) e do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/Sinop). Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP).

Fernanda de Souza Pedroso

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT – Campus de Cáceres - 2016).

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Publicado

30/10/2019

Como Citar

Philippsen, N. I., & Pedroso, F. de S. (2019). MEMÓRIA DISCURSIVA E PROPAGANDAS: PRODUÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE SENTIDOS. Revista De Letras Norte@mentos, 12(30). https://doi.org/10.30681/rln.v12i30.7493

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