USO DE DICIONÁRIO E CONSTRUÇÃO DE GLOSSÁRIO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Autores

  • Fernando Moreno da Silva
  • Rogério Aparecido Duarte

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v13i32.7563

Resumo

Partindo do pressuposto de que o dicionário é subutilizado em sala de aula como ferramenta didática para ensino e aprendizagem de língua portuguesa, este artigo objetiva apresentar, com base nos fundamentos da lexicografia pedagógica, um resultado de pesquisa que mostra uma proposta didática com uso de dicionário para construir glossário produzido por alunos com base em letra de música. Para isso, são apresentadas etapas para consecução das atividades: proficiência lexicográfica e produção de glossário em grupo. É apresentada também uma proposta para proficiência lexicográfica, com exercícios que mostram a estrutura do dicionário. Espera-se com essa proposta estimular as atividades com o léxico por meio do uso de dicionário para desenvolver a competência lexical nos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Moreno da Silva

Pós-doutor em Linguística pela UNESP/Araraquara. Professor do Mestrado Profissional em Letras da UENP.

Rogério Aparecido Duarte

Mestre em Letras pela UENP. Professor da rede estadual de ensino no munícipio de Jacarezinho-PR.

Downloads

Publicado

13/07/2020

Como Citar

da Silva, F. M., & Duarte, R. A. (2020). USO DE DICIONÁRIO E CONSTRUÇÃO DE GLOSSÁRIO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA. Revista De Letras Norte@mentos, 13(32). https://doi.org/10.30681/rln.v13i32.7563