ENTRE O EDUCATIVO, O LÚDICO E O ESTÉTICO: APROXIMAÇÕES AO LIVRO INFANTIL COM MARCADORES

Autores

  • Diana Maria Martins Universidade do Minho
  • Sara Reis da Silva Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v15i38.7615

Resumo

O livro para a infância tem surpreendido os seus leitores e desafiado a própria investigação dedicada à educação literária e, até, à didática e à pedagogia, em geral, pela aposta num layout inusitado e pelos efeitos lúdicos, estéticos e pedagógicos que tal suscita. Este estudo tem por objetivo refletir sobre as propriedades do livro com marcadores, subtipologia constante do universo de livros-objeto, no sentido de concluir e sistematizar algumas das suas singularidades verbo-icónicas e gráficas. Pretende-se, ainda, equacionar o seu papel potencialmente educativo e enunciar algumas das suas possíveis funções pedagógicas com pré-leitores e leitores iniciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Maria Martins, Universidade do Minho

Diana Maria Martins é doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de Literatura para a Infância, no Instituto de Estudos da Criança, na Universidade do Minho. Uma investigação intitulada “O lugar do livro-brinquedo na infância: arquitetura, (inter)texturas e outros desafios”, tendo como orientadora a investigadora do CIEC Sara Raquel Duarte Reis da Silva.Licenciada em Design de Comunicação pela Escola Superior de Artes e Design, de Matosinhos, e mestre em Ilustração, pela Escola Superior Artística do Porto - Guimarães, com uma monografia intitulada "As Cores de A Sombra, de Luísa Ducla Soares - Percursos de re-ilustração e de construção de um livro-álbum poético". Investigadora em Literatura para a infância, educação literária, particularmente dedicada aos livros-objeto e aos livros-brinquedo.  Participa em seminários e conferências periodicamente neste âmbito e publica com regularidade nestas áreas de estudo.

Sara Reis da Silva, Universidade do Minho

Sara Reis da Silva é Professora Auxiliar na Universidade do Minho (Instituto de Educação). É investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) e do projecto RED LIJMI da Universidade de Santiago de Compostela. É doutorada em Literatura para a Infância (LI) pela Universidade do Minho, com uma tese intitulada Presença e Significado de Manuel António Pina na Literatura Portuguesa para a Infância e a Juventude, já editada (FCG/FCT (2013). Desenvolve a sua docência/investigação na área dos estudos literários e, em particular, da LI. Integrou a equipa responsável pelo projecto Gulbenkian-Casa da Leitura. Tem apresentado comunicações em congressos nacionais e internacionais. É autora de vários artigos, ensaios, recensões e livros.

Downloads

Publicado

24/02/2022

Como Citar

Martins, D. M., & Reis da Silva, S. (2022). ENTRE O EDUCATIVO, O LÚDICO E O ESTÉTICO: APROXIMAÇÕES AO LIVRO INFANTIL COM MARCADORES. Revista De Letras Norte@mentos, 15(38). https://doi.org/10.30681/rln.v15i38.7615