GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES E SALA DE AULA DE LÍNGUA INDÍGENA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v13i33.7627Resumo
O presente artigo discute ensino de língua indígena tomando como suporte pressupostos da Gramática de Construções (GOLDBERG, 1995). Os dados utilizados são da língua Wajãpi (Tupi-Guarani) publicados por Olson (1978). Consideramos que tais dados na sala de aula devem desencadear o tratamento de questões gramaticais (Forma), mas também de questões relacionadas aos sentidos (Sentido) e usos inerentes da língua. Como consequência, ao longo do artigo, consideramos a necessidade de aulas que reconheçam a importância da gramática e a utilizem na sala como fonte de conhecimentos que ultrapassa a metalinguagem.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
18/11/2020
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais
Como Citar
GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES E SALA DE AULA DE LÍNGUA INDÍGENA BRASILEIRA. (2020). Revista De Letras Norte@mentos, 13(33). https://doi.org/10.30681/rln.v13i33.7627