GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES E SALA DE AULA DE LÍNGUA INDÍGENA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v13i33.7627Resumo
O presente artigo discute ensino de língua indígena tomando como suporte pressupostos da Gramática de Construções (GOLDBERG, 1995). Os dados utilizados são da língua Wajãpi (Tupi-Guarani) publicados por Olson (1978). Consideramos que tais dados na sala de aula devem desencadear o tratamento de questões gramaticais (Forma), mas também de questões relacionadas aos sentidos (Sentido) e usos inerentes da língua. Como consequência, ao longo do artigo, consideramos a necessidade de aulas que reconheçam a importância da gramática e a utilizem na sala como fonte de conhecimentos que ultrapassa a metalinguagem.Downloads
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Publicado
31/05/2025
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Seção
Artigos
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Como Citar
GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES E SALA DE AULA DE LÍNGUA INDÍGENA BRASILEIRA. (2025). Revista De Letras Norte@mentos, 13(33), 228-244. https://doi.org/10.30681/rln.v13i33.7627