LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM SALA DE AULA:

UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE COMPREENSÃO PARA APLICAÇÃO

Authors

  • Débora Lívia Cunha da Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Zacarias Oliveira Neri UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13045

Keywords:

Atividade de compreensão, Leitura, O Retiro da Figueira.

Abstract

Um desafio constante na sala de aula, especificamente na disciplina de Língua Portuguesa, é o de encontrar caminhos para explorar habilidades de leitura por meio de atividades de interpretação e compreensão de textos. Nesse sentido, a Base Nacional Comum Curricular propõe, em suas competências e habilidades, orientações que incentivam o desenvolvimento de uma aprendizagem que parte do texto para os conteúdos; entretanto, nem todas as práticas de ensino estão adaptadas a essa perspectiva. Nesse contexto, com base no texto “O Retiro da Figueira”, de Moacyr Scliar, este estudo busca discutir a importância da leitura e de estratégias de compreensão textual em sala de aula, por intermédio de uma proposta de atividade que vise não apenas constatar fatos explícitos na materialidade do texto, mas também ampliar saberes e conhecimentos de mundo, no intuito de motivar a participação dos alunos, com base em orientações práticas de aplicação do referido texto em sala de aula. Para tanto, utilizou-se como referencial teórico, principalmente, Antunes (2010), Marcuschi (1999; 2001; 2008), Dascal (2006), Koch (2008; 2021), entre outros. Como percurso metodológico, tem-se uma proposta de pesquisa-ação, com propósito interventivo nas aulas de língua portuguesa, especificamente nos anos finais do ensino fundamental. Como resultado dessa proposta, observa-se que a compreensão pode se consolidar com exercícios que englobam o percurso antes-durante-depois da leitura, observando o aluno já tem de conhecimentos advindos de sua experiência, além de perspectivas semânticas, sintáticas e pragmáticas que, por meio de um único texto, também podem ser exploradas

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Débora Lívia Cunha da Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

    Doutoranda em Linguística (UFPI) e mestra em Linguística (UFPI)

  • Zacarias Oliveira Neri, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

    Mestrando em Linguística (UFPI) e especialista em ensino de leitura e produção textual (UNOPAR)

References

AGUIAR, V. T. O leitor competente à luz da teoria da literatura. In: Revista Tempo Brasileiro. Jan-mar nº 124. 1996. Rio de Janeiro, Tempo.

ANTUNES, I. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola, 2010.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília - DF, 2018.

DASCAL, M. Interpretação e compreensão. Rio Grande do Sul: Editora Unisinos, 2006.

KLEIMAN, A. Aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes/Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1995.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2021.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

SCLIAR, M. No retiro da figueira. Conto. Disponível em: https://www.cursosazambuja.com.br/storage/app/media/PROVA%20E%20GABARITOS/EsPCEx/2002/Prova_Port_A_2002.pdf. Acesso em: 19 jun. 2024.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2013.

SILVA, M. S. Construindo a leitura e a escrita: Reflexões sobre uma prática alternativa de alfabetização. São Paulo: Ática, 1986.

Published

2025-09-12

Issue

Section

Artigos Estudos Linguísticos

How to Cite

Lívia Cunha da Costa, D., & Oliveira Neri, Z. (2025). LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM SALA DE AULA:: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE COMPREENSÃO PARA APLICAÇÃO. Revista De Letras Norte@mentos, 18(54), 187-201. https://doi.org/10.30681/rln.v18i54.13045