TEMPORALIDADE E MOVIMENTO NO LIVRO ILUSTRADO INFANTIL: PASSEIOS PELOS CONCEITOS E COMPOSIÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v18i52.13395Keywords:
Livro ilustrado infantil, Letramento visual, Movimento na narrativa, Educação literária.Abstract
Cada vez mais, na atualidade, é necessário saber como funcionam os livros ilustrados, numa perspectiva de produção, logo esse conhecimento auxilia no processo de educação literária. As linguagens que o livro ilustrado infantil concentra possibilita ao leitor a oportunidade de construções de sentidos. Quando palavra, imagem e projeto gráfico constituem a narrativa, a priori, aumenta a possibilidade de adesão do leitor. Os autores de livro ilustrado se valem de diversos elementos verbais e visuais para formar o conjunto da obra literária, é o caso do movimento no desenvolvimento da imagem narrativa, aliado à temporalidade, considerando alguns aspectos importantes, como duração no texto visual, temporalidade e movimento na imagem individual estática: sucessão simultânea, viradores de página, desenvolvimento episódico e decodificação da direção, movimento: direção e contradireção. Nesse sentido, este trabalho propõe demonstrar como temporalidade e movimento, na narrativa do livro ilustrado, funcionam para a construção de sentidos que se concretiza na leitura literária, numa perspectiva de educação do olhar para a percepção dos elementos composicionais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, em que o corpus deste estudo é formado por livros ilustrados contemporâneos de autores e ilustradores nacionais e internacionais, a partir de uma leitura interpretativa e crítica literária. Os principais estudiosos consultados são: Dondis (2007), Nikolajeva e Scott (2011), Ramos (2013) e Santaella (2012). O estudo aponta que as realizações das narrativas literárias por imagens que privilegiam os elementos temporalidade e movimento estabelecem dinamicidade à narrativa e, consequentemente, ao acesso à leitura literária do livro ilustrado.
Downloads
References
BROWNE, Anthony. O meu pai. Lisboa: Editorial Caminho, 2008.
CARVALHO, Bernardo. Olhe, por favor, não viu uma luzinha piscando? + Corra, coelhinho, corra. Ilustração de Bernardo Carvalho. São Paulo: Tordesilhinhas, 2014.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. Tradução Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2007. (Coleção a).
HUTCHINS, Pat. O passeio de Rosinha. Tradução Gian Calvi. São Paulo: Global, 2004.
MARTINS, Isabel Minhós. Uma onda pequenina. Ilustração de Yara Kono. São Paulo: SESI-SP Editora, 2016.
NEVES, André. Obrigado. São Paulo: Pulo do Gato, 2020.
NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. Tradução Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012. (Coleção Como Eu Ensino).
ZULLO, Germano. Os pássaros. Ilustração de Albertine. São Paulo: Editora 34, 2013.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista de Letras Norte@mentos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais