TEMPORALIDADE E MOVIMENTO NO LIVRO ILUSTRADO INFANTIL: PASSEIOS PELOS CONCEITOS E COMPOSIÇÕES

Autores

  • Márcia Tavares Universidade Federal de Campina Grande
  • Alexsandra Melo Araújo Universidade Federal de Campina Grande
  • Dheiky do Rêgo Monteiro Rocha Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v18i52.13395

Palavras-chave:

Livro ilustrado infantil, Letramento visual, Movimento na narrativa, Educação literária.

Resumo

Cada vez mais, na atualidade, é necessário saber como funcionam os livros ilustrados, numa perspectiva de produção, logo esse conhecimento auxilia no processo de educação literária. As linguagens que o livro ilustrado infantil concentra possibilita ao leitor a oportunidade de construções de sentidos. Quando palavra, imagem e projeto gráfico constituem a narrativa, a priori, aumenta a possibilidade de adesão do leitor. Os autores de livro ilustrado se valem de diversos elementos verbais e visuais para formar o conjunto da obra literária, é o caso do movimento no desenvolvimento da imagem narrativa, aliado à temporalidade, considerando alguns aspectos importantes, como duração no texto visual, temporalidade e movimento na imagem individual estática: sucessão simultânea, viradores de página, desenvolvimento episódico e decodificação da direção, movimento: direção e contradireção. Nesse sentido, este trabalho propõe demonstrar como temporalidade e movimento, na narrativa do livro ilustrado, funcionam para a construção de sentidos que se concretiza na leitura literária, numa perspectiva de educação do olhar para a percepção dos elementos composicionais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, em que o corpus deste estudo é formado por livros ilustrados contemporâneos de autores e ilustradores nacionais e internacionais, a partir de uma leitura interpretativa e crítica literária. Os principais estudiosos consultados são: Dondis (2007), Nikolajeva e Scott (2011), Ramos (2013) e Santaella (2012). O estudo aponta que as realizações das narrativas literárias por imagens que privilegiam os elementos temporalidade e movimento estabelecem dinamicidade à narrativa e, consequentemente, ao acesso à leitura literária do livro ilustrado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Márcia Tavares, Universidade Federal de Campina Grande

    Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Estágio pós-doutoral na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Presidente Prudente). Professora efetiva da Universidade Federal de Campina Grande. Faz parte do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE), da mesma universidade.

  • Alexsandra Melo Araújo, Universidade Federal de Campina Grande

    Doutoranda em Linguagem e Ensino, área de concentração em Estudos Literários, do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE), pela Universidade Federal de Campina Grande, na qualidade de bolsista da CAPES, Brasil. Mestra em Linguagem e Ensino, pela Universidade Federal de Campina Grande.

  • Dheiky do Rêgo Monteiro Rocha, Universidade Federal de Campina Grande

    Doutorando em Linguagem e Ensino, área de concentração em Estudos Literários, do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE), pela Universidade Federal de Campina Grande, na qualidade de bolsista da CAPES, Brasil. Mestre em Letras, pela Universidade Estadual do Piauí.

Referências

BROWNE, Anthony. O meu pai. Lisboa: Editorial Caminho, 2008.

CARVALHO, Bernardo. Olhe, por favor, não viu uma luzinha piscando? + Corra, coelhinho, corra. Ilustração de Bernardo Carvalho. São Paulo: Tordesilhinhas, 2014.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. Tradução Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2007. (Coleção a).

HUTCHINS, Pat. O passeio de Rosinha. Tradução Gian Calvi. São Paulo: Global, 2004.

MARTINS, Isabel Minhós. Uma onda pequenina. Ilustração de Yara Kono. São Paulo: SESI-SP Editora, 2016.

NEVES, André. Obrigado. São Paulo: Pulo do Gato, 2020.

NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. Tradução Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012. (Coleção Como Eu Ensino).

ZULLO, Germano. Os pássaros. Ilustração de Albertine. São Paulo: Editora 34, 2013.

Downloads

Publicado

21/07/2025

Edição

Seção

Artigos Estudos Literários

Como Citar

Tavares, M. ., Araújo, A. M. ., & Rocha, D. do R. M. (2025). TEMPORALIDADE E MOVIMENTO NO LIVRO ILUSTRADO INFANTIL: PASSEIOS PELOS CONCEITOS E COMPOSIÇÕES. Revista De Letras Norte@mentos, 18(52), 491-508. https://doi.org/10.30681/rln.v18i52.13395